A formação do sujeito de direitos humanos pela educação: bases ético-filosóficas da educação em direitos humanos // Education to formation of the human rights subject: ethical and philosophical bases of human rights education

Autores/as

  • Paulo César Carbonari Ifibe

Resumen

O artigo aborda a noção de sujeito de direitos humanos como central nos processos educativos de modo a entender a educação em direitos humanos não como uma tarefa ou uma atividade específica dentro da educação em geral, mas como parte substantivamente integrante da educação em geral. A formação do sujeito de direitos humanos é tarefa da educação como formação atual e presente, dado que os participantes dos processos educativos não só se preparam para ser sujeitos, mas podem experienciar o ser sujeito no próprio processo educativo. Ou seja, o sentido fundamental da educação em direitos humanos está em promover processos multidimensionais e comuns que colaborem para que os seres humanos se façam sujeitos de direitos humanos. Para isso, buscará desenhar as bases ético-filosóficas que possam dar sustentação a esta compreensão, com o auxílio de referências filosóficas, éticas e pedagógicas, particularmente de Paulo Freire e Enrique Dussel.Palavras-chave: Direitos humanos. Educação. Sujeito. Enrique Dussel. Paulo Freire.

Biografía del autor/a

Paulo César Carbonari, Ifibe

Mestre em filosofia. Professor no Instituto Superior de Filosofia Berthier (Ifibe), Passo Fundo,RS. Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul.

Publicado

2015-08-13

Cómo citar

Carbonari, P. C. (2015). A formação do sujeito de direitos humanos pela educação: bases ético-filosóficas da educação em direitos humanos // Education to formation of the human rights subject: ethical and philosophical bases of human rights education. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(Espec), 14–38. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3647

Número

Sección

Artigos