A formação do sujeito de direitos humanos pela educação: bases ético-filosóficas da educação em direitos humanos // Education to formation of the human rights subject: ethical and philosophical bases of human rights education
Abstract
O artigo aborda a noção de sujeito de direitos humanos como central nos processos educativos de modo a entender a educação em direitos humanos não como uma tarefa ou uma atividade específica dentro da educação em geral, mas como parte substantivamente integrante da educação em geral. A formação do sujeito de direitos humanos é tarefa da educação como formação atual e presente, dado que os participantes dos processos educativos não só se preparam para ser sujeitos, mas podem experienciar o ser sujeito no próprio processo educativo. Ou seja, o sentido fundamental da educação em direitos humanos está em promover processos multidimensionais e comuns que colaborem para que os seres humanos se façam sujeitos de direitos humanos. Para isso, buscará desenhar as bases ético-filosóficas que possam dar sustentação a esta compreensão, com o auxílio de referências filosóficas, éticas e pedagógicas, particularmente de Paulo Freire e Enrique Dussel.Palavras-chave: Direitos humanos. Educação. Sujeito. Enrique Dussel. Paulo Freire.Downloads
Published
2015-08-13
How to Cite
Carbonari, P. C. (2015). A formação do sujeito de direitos humanos pela educação: bases ético-filosóficas da educação em direitos humanos // Education to formation of the human rights subject: ethical and philosophical bases of human rights education. Conjectura: Filosofia E educação, 20(Espec), 14–38. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3647
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.