Fondamento etico dell’educare in Romano Guardini // Ethical basis of educating in Romano Guardini
Resumen
O âmbito ético constitui, para Romano Guardini, um dos elementos que especificam o evento educativo. Olhar para a educação, segundo Guardini, significa captar as potencialidades e as tarefas confiadas a tal âmbito de experiência em toda a sua profundidade e riqueza. A formação (Bildung), deste modo, não pode prescindir de realizar a plena humanização do humano que é dada pela perspectiva ética. Por meio da análise dos atos fundamentais da vida ética, o presente estudo busca evidenciar que realizar a própria humanidade é uma tarefa educativa, a qual tem o seu fundamento na dimensão ética, compreendendo o princípio de humanização do homem.
Palavras-chave: Homem. Ética. Educação. Ação. Formação.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.