A temática da violência escolar na formação docente inicial: das lacunas existentes às discussões necessárias // The theme of school violence in initial formation of teacher: from existing faults to the necessary discussions

Autores/as

  • Denis Domeneghetti Badia Universidade Estadual Paulista
  • Ana Paula Poli Universidade Estadual Paulista
  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza Universidade Estadual Paulista

Resumen

O presente artigo emergiu de uma reflexão sobre os percalços que afligem e chocam os professores, sobretudo no início da carreira, entre os quais se destaca tanto nos estudos quanto nos relatos propalados pelos próprios professores, a violência manifestada dentro e fora das salas de aula. Dada essa constatação e a evidente necessidade de sua superação para além de medidas efêmeras, esta pesquisa traça dois objetivos igualmente relevantes: a) incitar a discussão da violência no momento da formação docente inicial, bem como o surgimento de novos estudos acerca dessa temática no âmbito da pesquisa acadêmica; e b) transgredir a tradição de pesquisas que consistem em recomendar prescrições a serem aplicadas sobre como banir a violência escolar, desconsiderando as peculiaridades de cada contexto. Tais objetivos são provenientes da seguinte questão norteadora: quais estratégias são desenvolvidas nos cursos de licenciatura que visam à preparação do futuro professor para lidar com o fenômeno da violência na escola básica? Intentando responder a essa questão e, portanto, contemplar os objetivos delineados optou-se pela análise de material bibliográfico especializado, sistematicamente selecionado, como procedimento metodológico. Como principal resultado, verificou-se que a discussão da temática da violência escolar na formação inicial é algo ainda escasso na prática e incipiente na esfera da pesquisa. Assim sendo, enfatiza-se a importância do fortalecimento de tal discussão a fim de que, ao ingressarem na carreira docente, futuros professores sintam-se devidamente subsidiados para enfrentarem os desafios cotidianos que venham a se manifestar ao longo do exercício da profissão. 

Biografía del autor/a

Denis Domeneghetti Badia, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), vinculado ao Departamento de Ciências da Educação. Coordenador do Grupo de Estudos Antropologia do Imaginário e Culturanálise de Grupos. E-mail: denis@fclar.unesp.br

Ana Paula Poli, Universidade Estadual Paulista

Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia para Crianças. Bolsista CAPES.  E-mail: anapaulapoli@live.com

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual Paulista

Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos Trabalho Docente, suas Relações com o Universo Escolar e Sociedade. Bolsista CNPq. E-mail: nathytamaio@hotmail.com

Publicado

2014-07-11

Cómo citar

Badia, D. D., Poli, A. P., & Souza, N. C. A. T. de. (2014). A temática da violência escolar na formação docente inicial: das lacunas existentes às discussões necessárias // The theme of school violence in initial formation of teacher: from existing faults to the necessary discussions. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(3), 171–184. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2490

Número

Sección

Artigos