A temática da violência escolar na formação docente inicial: das lacunas existentes às discussões necessárias // The theme of school violence in initial formation of teacher: from existing faults to the necessary discussions
Abstract
O presente artigo emergiu de uma reflexão sobre os percalços que afligem e chocam os professores, sobretudo no início da carreira, entre os quais se destaca tanto nos estudos quanto nos relatos propalados pelos próprios professores, a violência manifestada dentro e fora das salas de aula. Dada essa constatação e a evidente necessidade de sua superação para além de medidas efêmeras, esta pesquisa traça dois objetivos igualmente relevantes: a) incitar a discussão da violência no momento da formação docente inicial, bem como o surgimento de novos estudos acerca dessa temática no âmbito da pesquisa acadêmica; e b) transgredir a tradição de pesquisas que consistem em recomendar prescrições a serem aplicadas sobre como banir a violência escolar, desconsiderando as peculiaridades de cada contexto. Tais objetivos são provenientes da seguinte questão norteadora: quais estratégias são desenvolvidas nos cursos de licenciatura que visam à preparação do futuro professor para lidar com o fenômeno da violência na escola básica? Intentando responder a essa questão e, portanto, contemplar os objetivos delineados optou-se pela análise de material bibliográfico especializado, sistematicamente selecionado, como procedimento metodológico. Como principal resultado, verificou-se que a discussão da temática da violência escolar na formação inicial é algo ainda escasso na prática e incipiente na esfera da pesquisa. Assim sendo, enfatiza-se a importância do fortalecimento de tal discussão a fim de que, ao ingressarem na carreira docente, futuros professores sintam-se devidamente subsidiados para enfrentarem os desafios cotidianos que venham a se manifestar ao longo do exercício da profissão.Downloads
Published
2014-07-11
How to Cite
Badia, D. D., Poli, A. P., & Souza, N. C. A. T. de. (2014). A temática da violência escolar na formação docente inicial: das lacunas existentes às discussões necessárias // The theme of school violence in initial formation of teacher: from existing faults to the necessary discussions. Conjectura: Filosofia E educação, 19(3), 171–184. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2490
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.