Orientações internacionais nas políticas de educação e trabalho para juventude no contexto brasileiro // International orientations in educational policies and work for youth into brazilian context

Autores/as

  • Jaqueline Puquevis de Souza Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Adair Angelo Dalarosa Universidade estadual do Centro-Oeste

Resumen

Este artigo é um recorte de pesquisa realizada na Universidade Estadual do Centro-Oeste, tendo como objetivo articular as propostas de políticas públicas de educação e trabalho para juventude. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no método do materialismo histórico dialético.  Para fundamentarmos nossa proposta, dividimos este texto em quatro momentos. Inicialmente analisamos a construção histórica do conceito de juventude e sua representação no contexto social; posteriormente, foram levantados dados estatísticos das condições sociais, emprego, renda e escolarização em que estes jovens se encontram. Seguimos, discorrendo sobre o perfil pretendido do jovem trabalhador, nas matrizes do capitalismo,  atrelados aos propósitos da educação  e finalizamos com discussões pertinentes as políticas educacionais para juventude e suas determinações por meio dos organismos multilaterais . A maioria das políticas de educação e trabalho possui caráter neoliberal, adotando um enfoque estratégico de ações para juventude pobre e vulnerável em favor de desenvolvimento econômico. 

Biografía del autor/a

Adair Angelo Dalarosa, Universidade estadual do Centro-Oeste

[1] Pós-doutor em Filosofia na Universita di Urbino Carlo Bo, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-este do Paraná - UNICENTRO em convênio com a Unicamp, licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor Titular do Departamento de Educação da UNICENTRO, adair@dalarosa.net

Publicado

2014-03-17

Cómo citar

Souza, J. P. de, & Dalarosa, A. A. (2014). Orientações internacionais nas políticas de educação e trabalho para juventude no contexto brasileiro // International orientations in educational policies and work for youth into brazilian context. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(2), 84–107. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2486

Número

Sección

Artigos