Ecos da escola básica: estratégias de disciplinamento e controle // Echoes of basic school: discipline and control strategies

Autores/as

  • Ieda Maria Giongo Centro Universitário Univates
  • Angélica Vier Munhoz Centro Universitário Univates
  • Fabiane Olegário Centro Universitário Univates

Resumen

O presente trabalho expressa alguns resultados de uma investigação que tem por objetivo central compreender como a escola vem construindo suas relações de poder-saber e materialidades nestes novos tempos. Tendo como aportes teóricos aproximações com os estudos pós-estruturalistas, o material de pesquisa está composto por entrevistas semiestruturadas, gravadas e, posteriormente, transcritas com seis docentes atuantes na Educação Básica, quatro lotados na rede pública e dois na particular de ensino. A análise do material de pesquisa, tomando como base os estudos foucaultianos de discurso, evidenciou a presença, simultânea, de estratégias de disciplinamento e de controle postos em ação nas práticas pedagógicas dos docentes entrevistados. Nesse cenário, a Matemática ocupa lugar de destaque no currículo escolar.

Biografía del autor/a

Ieda Maria Giongo, Centro Universitário Univates

Docente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas; vinculada aos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas - Centro Universitário Univates, Doutora em Educação/UNISINOS. E-mail: igiongo@univates.br.

Angélica Vier Munhoz, Centro Universitário Univates

Docente do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas, vinculada aos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas - Centro Universitário Univates, Doutora em Educação/UFRGS. E-mail: angelicavmunhoz@gmail.com.

Fabiane Olegário, Centro Universitário Univates

Docente no Curso de Pedagogia vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Jurídicas- Centro Universitário Univates, Mestre em Educação /UNISC. E-mail: fabijj10@yahoo.com.br.

Publicado

2014-03-12

Cómo citar

Giongo, I. M., Munhoz, A. V., & Olegário, F. (2014). Ecos da escola básica: estratégias de disciplinamento e controle // Echoes of basic school: discipline and control strategies. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(2), 68–83. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2378

Número

Sección

Artigos