Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects

Autores/as

  • Silvana Stremel Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumen

Este artigo apresenta uma análise das concepções do papel da escola e do conhecimento presentes nos textos oficiais de sete redes municipais de ensino brasileiras que adotam os Ciclos de Aprendizagem. A análise evidenciou que os textos das redes pesquisadas apresentavam concepções explícitas sobre o papel da escola e do conhecimento. Os autores argumentam que a) a análise de textos oficiais de políticas ocupa um lugar importante, uma vez que neles estão contidas as declarações de valores, as intenções, os objetivos, bem como os princípios e fundamentos das políticas; b) a explicitação da concepção sobre o papel da escola e do conhecimento é um aspecto essencial, pois poderá balizar as definições relacionadas ao currículo, avaliação, metodologia, formação continuada de professores, etc; c) a explicitação de tais aspectos emerge como altamente necessária para a escola atual (em séries e em ciclos), uma vez que as avaliações em larga escala e diversas pesquisas evidenciam que uma parcela significativa de alunos das escolas públicas do Ensino Fundamental apresenta domínio insatisfatório dos conhecimentos básicos; e d) a explicitação do papel da escola e do conhecimento é fundamental pois o contexto educacional atual caracteriza-se pela dispersão do conhecimento escolar, diante de materiais didáticos e orientações metodológicas de projetos diversos, os quais nem sempre estão fundamentados em concepções convergentes sobre o papel da escola e do conhecimento.

Biografía del autor/a

Silvana Stremel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação (UEPG). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação (Institute of Education/University of London). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Publicado

2013-07-25

Cómo citar

Stremel, S., & Mainardes, J. (2013). Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects. CONJECTURA: Filosofia E educação, 81–97. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2130