A emergência da análise de necessidades de formação de professores: pesquisas afins // The urgent need for analyzing the teachers’ formation: related researches

Autores/as

  • Carla Regina Calone Yamashiro Unesp - Presidente Prudente
  • Yoshie Ussame Ferrari Leite Unesp - Presidente Prudente

Resumen

Esta pesquisa tem como tema a prática da análise de necessidades de formação de professores, e como principal objetivo compreender as condições que favorecem essa prática a se tornar um referencial de saberes para a legitimação das práticas de formação continuada para professores. Para alcançar esse objetivo, serão utilizadas as ferramentas teórico-metodológicas foucaultianas próprias da genealogia e arqueologia na análise de documentos pertencentes ao âmbito da atual política educacional brasileira e de trabalhos científicos sobre a análise de necessidades de professores. Como resultados parciais desta pesquisa, este texto apresenta o levantamento bibliográfico de trabalhos a respeito da temática investigada, nos programas de pós-graduação do Brasil e de Portugal.

Publicado

2013-07-25

Cómo citar

Yamashiro, C. R. C., & Leite, Y. U. F. (2013). A emergência da análise de necessidades de formação de professores: pesquisas afins // The urgent need for analyzing the teachers’ formation: related researches. CONJECTURA: Filosofia E educação, 63–80. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2112