Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society

Autores/as

  • Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Bruno Perozzi da Silveira
  • Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto Faculdade Orígenes Lessa
  • Juliana Carla Fleiria Pimenta
  • Juliana Rossi Duci

Resumen

O presente artigo pretende discutir e refletir sobre as contribuições da chamada Teoria Crítica da Sociedade para o campo da educação em tempos de crescente desenvolvimento tecnológico. Para tanto, voltamos o olhar para as obras de três autores expoentes da Teoria Crítica: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, destacando as reflexões e análises desses autores e utilizando-as como subsídio no campo educativo. A educaçãoautorreflexiva e autocrítica é pensada em seu potencial para a superação das condições de dominação que permanecem em nossa sociedade, cada vez mais tecnificada e pretensamente democrática. Desse modo, pensar a práxiseducativa se afigura como algo urgente e necessário para que se rompa com certas condições que mantêm nosso potencial à barbárie.

Publicado

2013-04-24

Cómo citar

Calmon Nabuco Lastória, L. A., Perozzi da Silveira, B., Rodeguero Stefanuto, J. R., Fleiria Pimenta, J. C., & Duci, J. R. (2013). Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(1), 164–178. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2046

Número

Sección

Artigos