Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?"

Autores/as

  • Flávia Brocchetto Ramos UCS - Univ. de Caxias do Sul
  • Marcelo Prado Amaral Rosa UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

O objetivo do estudo é analisar a série De onde vem?, a qual introduz o conhecimento científico na infância, identificando aspectos que justifiquem o seu emprego como um recurso pedagógico adequado para a introdução de conceitos de Ciência de forma lúdica e dinâmica na infância. Os resultados apresentam aspectos gerais dos episódios da Série, além da descrição estrutural dos episódios de forma generalizada de acordo com as categorias sugeridas por Gomes (2008). A Série introduz conceitos científicos, presentes no cotidiano, por meio de uma linguagem adequada à compreensão infantil, tornando, assim, este material uma importante alternativa de apoio ao professor do Ensino Fundamental para a introdução da ciência na infância.

Biografía del autor/a

Flávia Brocchetto Ramos, UCS - Univ. de Caxias do Sul

Doutora em Linguística e Letras (PUCRS), docente no PPGEdu da UCS – Universidade de Caxias do Sul

Marcelo Prado Amaral Rosa, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS), mestre em Educação (UCS).

Publicado

2013-07-31

Cómo citar

Ramos, F. B., & Rosa, M. P. A. (2013). Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?". CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(3), 41–59. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1918

Número

Sección

Artigos