Uma escola para todos e para cada um: escola inclusiva, uma comunidade de aprendizes

Autores/as

  • Judithe Eva Dupont Ló Universidade de Caxias do Sul

Resumen

     O movimento em direção à escola inclusiva é um dos grandes  desafios do cenário educacional. Como transitar da cultura da homogeneidade para a diversidade e avançar no processo de mudança dessa cultura é o tema deste artigo. A ideia de uma comunidade de aprendizes é o princípio que instala a ruptura de concepções cristalizadas de uniformidade e remete a um novo olhar inclusivo. Aborda o universo da inclusão e contempla a ressignificação das variáveis do projeto pedagógico presente no
contexto da escola, da família e dos profissionais da rede de apoio. Faz um convite à reflexão e propõe aos defensores da mudança uma nova cultura, um novo jeito de ser e de fazer a escola inclusiva.

Cómo citar

Ló, J. E. D. (2010). Uma escola para todos e para cada um: escola inclusiva, uma comunidade de aprendizes. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(1). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/187

Número

Sección

Artigos