O Niilismo nietzschiano como mais uma referência analítica para a compreensão do fenômeno do mal-estar docente // The nietzschean nihilism as an additional analytical reference for understanding the phenomenon of teacher malaise

Autores/as

  • Sérgio Pereira da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Yara Magalhães dos Santos Universidade Federal de Goiás

Resumen

Resumo:O presente artigo objetiva discutir o mal-estar docente a partir da perspectiva niilista de Friedrich Nietzsche. Atualmente, o debate sobre o mal-estar docente tem privilegiado perspectivas ou enfoques políticos, econômicos e psicológicos. Neste texto, os autores analisam inferências e evidências possíveis que relacionem o fenômeno cultural do niilismo ao mal-estar docente, tão em evidência nas instituições públicas de ensino, no Brasil. São tecidas discussões e argumentos sobre a decadência dos valores do entorno e dos fundamentos da ação educativa, mais precisamente o valor da educação, do conhecimento, da ciência, da cultura elaborada, da autoridade docente, da didática etc. Em outras palavras, a originalidade desse texto é, sobretudo, situar o mal-estar docente, em um espaço e tempo de derrocada de valores culturais, dentre outros, e o apresentar como resultado de um mal-estar maior compartilhado pela cultura ocidental em parte do século XX até os dias atuais. Espera-se que os debates presentes no texto possam ampliar as perspectivas para a compreensão do mal-estar entre os professores.

Biografía del autor/a

Sérgio Pereira da Silva, Universidade Federal de Goiás

Filósofo, mestre, doutor e pós-doutor em Educação. Professor do Departamento de Educação daUFG-Campus Catalão e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFG-CAC.

Yara Magalhães dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Psicóloga, mestre em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás-Campus Catalão

Publicado

2013-08-23

Cómo citar

Silva, S. P. da, & Santos, Y. M. dos. (2013). O Niilismo nietzschiano como mais uma referência analítica para a compreensão do fenômeno do mal-estar docente // The nietzschean nihilism as an additional analytical reference for understanding the phenomenon of teacher malaise. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(1), 139–156. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1852

Número

Sección

Artigos