O Niilismo nietzschiano como mais uma referência analítica para a compreensão do fenômeno do mal-estar docente // The nietzschean nihilism as an additional analytical reference for understanding the phenomenon of teacher malaise
Abstract
Resumo:O presente artigo objetiva discutir o mal-estar docente a partir da perspectiva niilista de Friedrich Nietzsche. Atualmente, o debate sobre o mal-estar docente tem privilegiado perspectivas ou enfoques políticos, econômicos e psicológicos. Neste texto, os autores analisam inferências e evidências possíveis que relacionem o fenômeno cultural do niilismo ao mal-estar docente, tão em evidência nas instituições públicas de ensino, no Brasil. São tecidas discussões e argumentos sobre a decadência dos valores do entorno e dos fundamentos da ação educativa, mais precisamente o valor da educação, do conhecimento, da ciência, da cultura elaborada, da autoridade docente, da didática etc. Em outras palavras, a originalidade desse texto é, sobretudo, situar o mal-estar docente, em um espaço e tempo de derrocada de valores culturais, dentre outros, e o apresentar como resultado de um mal-estar maior compartilhado pela cultura ocidental em parte do século XX até os dias atuais. Espera-se que os debates presentes no texto possam ampliar as perspectivas para a compreensão do mal-estar entre os professores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.