Os gêneros textuais em um novo suporte: softwares educativos

Autores/as

  • Ana Cristina Barbosa da Silva

Resumen

Esta pesquisa se refere à análise de quatro softwares educativos de
Língua Portuguesa de dois portais educacionais. A escolha dos softwares se baseou naqueles que contemplassem atividades de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, de leitura e compreensão a partir de gêneros textuais. O objetivo foi verificar se os gêneros se apresentam com o uso de recursos multimídias ao serem inseridos nesse suporte, e se as abordagens dos gêneros contemplam uma perspectiva sociointeracionista de ensino de língua. Assim, constatou-se que os textos não apresentam nenhum recurso multimídia, sendo expostos conforme as características de impresso e, em sua maioria, são apresentados na íntegra, mas não no suporte de origem. Há a indicação de fonte, autores e data de divulgação, no entanto, não há a abordagem das especificidades dos gêneros, nem das condições de produção, aspectos que evidenciam a perspectiva sociointeracionista do ensino de língua.

Cómo citar

da Silva, A. C. B. (2011). Os gêneros textuais em um novo suporte: softwares educativos. CONJECTURA: Filosofia E educação, 16(2). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1201

Número

Sección

Artigos