Os gêneros textuais em um novo suporte: softwares educativos
Abstract
Esta pesquisa se refere à análise de quatro softwares educativos deLíngua Portuguesa de dois portais educacionais. A escolha dos softwares se baseou naqueles que contemplassem atividades de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, de leitura e compreensão a partir de gêneros textuais. O objetivo foi verificar se os gêneros se apresentam com o uso de recursos multimídias ao serem inseridos nesse suporte, e se as abordagens dos gêneros contemplam uma perspectiva sociointeracionista de ensino de língua. Assim, constatou-se que os textos não apresentam nenhum recurso multimídia, sendo expostos conforme as características de impresso e, em sua maioria, são apresentados na íntegra, mas não no suporte de origem. Há a indicação de fonte, autores e data de divulgação, no entanto, não há a abordagem das especificidades dos gêneros, nem das condições de produção, aspectos que evidenciam a perspectiva sociointeracionista do ensino de língua.
Downloads
How to Cite
da Silva, A. C. B. (2011). Os gêneros textuais em um novo suporte: softwares educativos. Conjectura: Filosofia E educação, 16(2). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1201
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.