Husserl e Dostoiévski: uma leitura fenomenológica de Memórias do subsolo
Palabras clave:
existencialismo, fenomenologia, consiênciaResumen
É possível pensar uma relação entre a obra Memórias do subsolo de Dostoiévski e a fenomenologia de Edmund Husserl? A intenção desse artigo é pensar essa obra de Dostoiévski por via da fenomenologia de Husserl, através de uma abordagem ontológica voltada ao conceito de consciência. Supera-se a relação com a filosofia de Nietzsche, para mostrar novas perspectivas de interpretação, a qual garanta um trampolim para uma interpretação filosófica contemporânea. Dentro desta linha de pensar evocam-se alguns temas de análise que perpassam os dois autores, o existencialismo, a consciência, a razão e a psicologia. A metodologia de pesquisa é uma revisão e análise bibliográfica dos temas da consciência e existencialismo dentro de uma perspectiva fenomenológica, que amplie o conhecimento racional da fenomenologia e ao mesmo tempo faça pensar os limites da razão dentro do escrito do literato. A ordem de nossa exposição resgata o aspecto existencial presente em ambos intelectuais, mostra-se que Husserl não deixa de lado um pensamento existencial acerca da vida, e que se aproxima muito de Dostoiévski. Num segundo momento apresenta-se uma reflexão sobre a consciência e sua importante e limites nessa perspectiva fenomenológica e existencial, e para finalizar as críticas à razão do lado da literatura e a possibilidade de uma racionalidade pensada sem a dicotomia moderna. Como conclusão desse artigo encaminha-se ao pensamento inicial de uma superação da racionalidade lógica, para uma racionalidade existencial-fenomenologica, que se aproxima dos temas das emoções do russo através do conceito de uma consciência intencional somada aos conteúdos materiais que acrescem as vivências da consciência.
Citas
ALOE, Stefano. “Cosa Intendeva Dostoevskij per Ateismo?” Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, v. 19 n. 1, Juiz de Fora, 2016, p. 55-68.
CHATELET, François. Una historia de la razon. Madrid: Editions du Seuil, 1992.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Memórias do subsolo. Tradução, prefácio e notas de Boris Schnaiderman. São Paulo: Editora 34, 2009.
DRUCKER, Claudia. “Dostoiévski, Niilismo e Fé”. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião. v. 19 n. 1, Juiz de Fora, 2016, p. 100-126.
HUSSERL, Edmund. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental. Uma introdução à Filosofia Fenomenológica. Braga: Phainomenon e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. 2008.
_________________. Europa: crise e renovação: artigos para a revista Kaizo – a crise da humanidade europeia e a filosofia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a.
_________________. Idéias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Tradução de Márcio Suzuki. Aparecida (SP): Idéias e Letras. 2006.
___________________. Investigações lógicas: prolegômenos à lógica pura: volume 1. Tradução Diogo Ferrer. 1ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014b.
__________________. Meditações Cartesianas. Conferências de Paris. Braga: Phainomenon e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2010.
KAUFMANN, Walter. Existentialism from Dostoevsky to Sartre. New York: Meridian Books, 1956.
OLIVEIRA, Robson Santos de. “Análise da polifonia e estudos do Self em Dostoiévski”. Bakhtiniana. 6 (1), São Paulo, 2011, p. 159-180.
PAREYSON, Luigi. Dostoiévski: Filosofia, Romance e Experiência religiosa. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
PEREIRA, Ana Carolina Huguenin. “Ciência, razão e sintoma em Memórias do subsolo”. Letrônica, v. 6, n. 2, Porto Alegre, 2013, p. 642-661.
SCHNAIDERMAN, Boris. Prefácio à tradução portuguesa de: Dostoiévski, F. Memórias do subsolo. São Paulo: Editora 34, 2009.
SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.