O OLHAR FREIREANO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA: O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIO ÉTICO DOS DOCENTES NA ESCOLA X

Autores/as

Palabras clave:

Diálogo, Princípios Éticos, Prática Pedagógica.

Resumen

Ao pesquisar a realidade educacional contemporânea é preciso conceber que os desafios que atingem a práxis pedagógica em sala de aula se apresentam de forma multifacetada e complexa. Pensar a atuação docente se mostra cada vez mais desafiadora e prescinde de problematizações que auxiliem no enfrentamento das dificuldades. Assim, a presente pesquisa trata da temática acerca do diálogo como um princípio ético na prática pedagógica em sala de aula, com ênfase na concepção dos docentes da Escola X. Tratando-se de uma pesquisa de cunho analítico-hermenêutico, é adotada a metodologia da observação participante, realizada om observações diretas, em atividades cotidianas, na escola indicada, nas quais buscou-se evidenciar o conceito de diálogo de Paulo Freire (1981) e de sua função primordial na relação professor/aluno. Assim, o problema de pesquisa localizou-se na seguinte questão: é possível exercer o diálogo como um princípio ético na concepção dos docentes da Escola X? Assim, com justificativa no fomento ao debate acerca de princípios éticos na prática pedagógica, presentes nos escritos de Elli Benincá (2010) que devem ser assumidos pelos docentes em seu fazer diário, pode-se observar que embora desejável na teoria, o diálogo nem sempre é exercido na pratica cotidiana em sala de aula. No entanto, entendemos que sua compreensão conceitual e seu efetivo exercício por parte dos docentes, de forma a preservar princípios éticos, pode propiciar um sentimento de esperança ao crer no diálogo como possibilidade de superar o modelo "bancário" de educação, transformando a sala de aula em um lugar de troca de saberes e de emancipação individual e coletiva.

Biografía del autor/a

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor titular III e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Docência Universitária e políticas educacionais (em andamento desde março de 2012) e Políticas Curriculares para o Ensino Médio (em andamento desde outubro de 2020). Além de diversas publicações em periódicos qualificados pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016); Epistemologias da Docência Universitária (em co-organização com Altair Alberto Fávero, publicao em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2018); Leituras sobre Zygmunt Bauman e a educação (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2019); Leituras sobre Educação e Neoliberalismo (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2020). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -  GIEPES, ligado à Unicamp. Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto "A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio". E-mail: altairfavero@gmail.com

Camila Chiodi Agostini, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutoranda em Educação no PPGEdu/UPF (ingresso em agosto de 2020), Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim, orientada pelo Prof. Dr. Jerzy André Brzozowski. Título da dissertação: As Artes de Governar o Currículo da Educação Infantil: A Base Nacional Comum Curricular em discussão (2017). Especialização em Direito Público pela Fundação Meridional, IMED de Passo Fundo (2010). Graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Campus Carazinho (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera, UNIDERP, Passo Fundo (2018). Servidora Pública Federal da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Campus Passo Fundo. E-mail: camila.chiodi.agostini@gmail.com

Thalia Leite de Faria, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo, atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID/UPF (2017/2018). Atualmente é bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/ UPF. Participa como bolsista em pesquisa e colaboradora do projeto de pesquisa intitulado Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil. Email: 159152@upf.br

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Publicado

2023-04-27

Cómo citar

Fávero, A. A., Agostini, C. C., & Faria, T. L. de. (2023). O OLHAR FREIREANO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA: O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIO ÉTICO DOS DOCENTES NA ESCOLA X. CONJECTURA: Filosofia E educação, 28, e023009. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10954

Número

Sección

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