Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

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Directrices para autores/as

DIRETRIZES PARA AUTORES

A Revista CONJECTURA publica primordialmente artigos inéditos nos idiomas português, italiano, espanhol, inglês, alemão e francês. Os artigos submetidos à publicação devem versar sobre ideias essencialmente relativas aos problemas centrais da Filosofia e da Educação, incluindo interrogações interdisciplinares que busquem esclarecer a relação entre prática educativa e questionamentos filosóficos. Também poderão ser publicados documentos inéditos, entrevistas, resenhas críticas, debates e traduções. No caso de tradução, anexar a respectiva autorização dos detentores dos direitos autorais.

Os textos, os artigos, as resenhas, os debates, etc. enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial quanto à sua adequação à linha editorial da revista. Os artigos aprovados nessa etapa serão encaminhados (anonimamente) a pareceristas, a membro(s) da comissão científica ou especialistas ad hoc, para avaliação. Os relatores de parecer permanecerão em sigilo.

 Os artigos científicos deverão ser fruto de pesquisa acadêmica, preferencialmente discutir com os clássicos da Filosofia ou das Ciências da Educação, e conter Resumo, Palavras-chave, Introdução, Discussão, Conclusão, Referências. O texto deverá ter entre 10 e 15 páginas. A publicação de trabalhos mais extensos fica condicionada à aprovação do Comitê Editorial.

 As resenhas deverão ser de livros cientificamente relevantes publicados nos últimos 5 anos e ter entre 3 e 5 laudas.

 

DIRETRIZES PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 Os originais devem ser enviados através de submissão eletrônica pelo SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) no endereço: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/loginA normatização é de responsabilidade dos autores. Serão aceitos artigos com no máximo três autores, dentre os quais pelo menos um deverá ser portador de doutorado. Artigos que não estejam conformes às normas de publicação serão automaticamente arquivados.

 Normas para submissão [ABNT]

 TÍTULO (centralizado, em caixa alta e negrito); RESUMO (entre 250 e 350 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (até 5 palavras, separadas por ponto), escritos no idioma do artigo; TITLE, ABSTRACT e KEYWORDS (versão para o inglês do Título, Resumo e Palavras-chave) ou RESUMÉ e MOTS-CLÈS (francês) ou RESUMEN e PALABRAS-LLAVE (espanhol); TEXTO; REFERÊNCIAS (apenas trabalhos citados no texto). Resumos, palavras-chave, em português e em língua estrangeira, devem ser digitados em Times New Roman, corpo 10 e espaço simples.

 O texto será digitado com o uso do editor de textos Microsoft Word for Windows, formato A4 (21,0 x 29,7 cm), com espaço 1,5, com margens superior e esquerda de 3,0 cm e margens direita e inferior de 2,5 cm, fonte Times New Roman de 16 cpi para o titulo, 12 cpi para o texto e 10 cpi para citações destacadas do texto, notas rodapé e informações de tabelas e figuras.

 O título do artigo deverá ser escrito em negrito e centralizado na página. Não utilizar abreviaturas.

 O Resumo e a sua tradução para língua estrangeira devem conter entre 250 e 350 palavras, com informações que permitam uma adequada caracterização do artigo como todo. No caso de artigos científicos, o Resumo deve informar o objetivo, a metodologia aplicada, os resultados principais e conclusões.

 No máximo 5 palavras-chave serão apresentadas em seguida ao Resumo. As palavras-chave serão escolhidas do texto e não necessariamente do título.

 As citações bibliográficas do texto devem ser pelo sobrenome do(s) autor(es) seguido do ano e da paginação referente. Quando houver quatro autores ou mais, somente o sobrenome do primeiro será citado, seguido da expressão “et al.”: Soares (2004, p. 123), (SOARES, 2004, p. 456), Soares e Feijó (2000, p. 765), (SOARES; FEIJÓ, 2000, p. 321), Feijó et al. (2004, p. 65), (FEIJÓ et al., 2000, p. 8).

Quando se tratar de autores clássicos cujas obras são também referenciadas segundo o sistema numérico da paragrafação marginal, pode-se usá-lo em substituição à alternativa anterior.  Por exemplo: “todas as coisas que podemos conhecer estão relacionadas entre si (DESCARTES, AT VI, 19).

 As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, em cpi 10, espaço simples, e sem aspas (ABNT: NBR 10520).

 A lista de referências bibliográficas será apresentada em ordem alfabética por sobrenome de autores, de acordo com a norma ABNT/NBR-6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Inicia-se a referência com o último sobrenome do(s) autor(es) seguido do(s) prenome(s), exceto aqueles de origem espanhola ou de dupla entrada, registrando-se os dois últimos sobrenomes. Todos os autores devem ser citados.

 Obras anônimas têm sua entrada pelo título do artigo ou pela entidade responsável por sua publicação. A referência deve ser alinhada pela esquerda e a segunda linha iniciada abaixo do primeiro caracter da primeira linha.

Abaixo são apresentados alguns exemplos de Referências Bibliográficas.

 Artigos de periódicos:

FABIAN, E. P. A relação entre método e política em Hegel a partir de A Sociedade Aberta e seus Inimigos de Karl Popper. In: Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 7, n. 8, p. 157-174, Jun. 2006.

Livros

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Leonel Vallandro. Porto Alegre: Globo, 1969.

Capítulos de livro

NICOLAU, M. F. A. O movimento dialético na introdução ao sistema da ciência – O prefácio a Fenomenologia do Espírito. In: CHAGAS, E. F.; UTZ, K.; OLIVEIRA, J. W. J. (Org.). Comemoração aos 200 anos da “Fenomenologia do Espírito” de Hegel. Fortaleza: Edições UFC, 2007, 127-144.

Teses (doutorado) ou dissertações (mestrado)

BAFFA, Manoella. A Forma da Metafísica: sobre a história na obra tardia de Heidegger. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, PUC, Departamento de Filosofia, 2005.

Artigos apresentados em congressos, reuniões e seminários

SANTOS, Fernando Santiago dos. Os jesuítas, as ervas medicinais e os índios brasileiros: estudo preliminar da Triaga Brasílica (séc. XVIII). II Encontro de Filosofia e História da Biologia. Anais... São Paulo: Ed. Mackenzie, 2004, p.19.

Tabelas e Ilustrações

As tabelas e ilustrações (gráficos, fotografias, desenhos) devem ser apresentadas nas últimas páginas do artigo, uma em cada página.

Os artigos terão as seguintes revisões antes da publicação: 1) Revisão técnica por consultor ad hoc; 2) revisão de língua portuguesa e inglesa por revisores profissionais; 3) Revisão final pelo Comitê Editorial; 4) Revisão final pelo editor do texto antes da publicação.

Obs: Todos os textos serão submetidos a parecer do Conselho Editorial, sob forma de duplo anonimato. O Conselho poderá sugerir, aos autores dos textos selecionados, modificações de estrutura ou conteúdo.

 

DIRETRIZES PARA A SUBMISSÃO DE RESENHAS

 

1  Referência bibliográfica  (seguir as normas da ABNT)
Fazer a referência bibliográfica completa da obra resenhada de acordo com as normas ABNT; é recomendável colocar aqui somente a referência da obra que foi analisada.

2 Apresentação do/a autor/a da obra
Apresenta-se um autor falando dos principais fatos relacionados à sua vida: local e ocasião de nascimento, formação acadêmica, pessoas que exerceram influência teórica sobre sua obra, fatos que teriam marcado sua vida e, conseqüentemente, sua forma de pensar.

3 Perspectiva teórica da obra
Indicar a perspectiva/tradição/escola teórica à qual o autor da obra que se está analisando pertence, pois isso permite compreender a forma como está organizada, bem como a lógica da argumentação utilizada.

4 Breve síntese da obra
Antes de começar a análise da obra, apresentar uma visão panorâmica da mesma, pois isso pode ajudar a visualizar o começo, o meio e o fim da obra, permitindo saber de onde parte e para aonde vai o/a autor/a na sua argumentação.

5 Principais teses desenvolvidas na obra
Depois da síntese, analisar o conteúdo da obra, apresentando as principais teses do/a autor/a, e não resumir a sua obra.

6 Reflexão crítica sobre a obra e implicações
Por fim, traçar alguns comentários pessoais sobre o assunto, ancorados em argumentos fundamentados academicamente.

Artigos

Os artigos devem enfocar problemas filosóficos ou educacionais. Devem apresentar a contribuição dos filósofos e pedagogos para a solução de problemas da filosofia e da educação relevantes. Podem ser relatos de experiências, estudos de caso, pesquisa-ação ou survey. Não publicamos artigos de revisão bibliográfica. 
 
 
 
 

Entrevistas

 

Resenhas

Publica-se resenhas de obras recentes, preferencialmente das áreas de Educação e Filosofia, com uma extensão entre 3 e 5 páginas. Os textos devem ser submetidos em documento word ou compatível, sem identificação de autoria, e seguindo as normas ABNT.
 
 

Traduções

Publica-se, após avaliação do Conselho Editorial, traduções de textos clássicos de Filosofia e de Educação.

 

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.

Dossiê ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.

Dossiê: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE

Dossiê EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE

PEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVA

Dossiê PEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVA

EDUCAR NA(S) INFÂNCIA(S): EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS, TENSÕES

Título da Seção Temática: EDUCAR NA(S) INFÂNCIA(S): EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS, TENSÕES

Organizadoras: Rochele Rita Andreazza Maciel (Universidade de Caxias do Sul) e Claudia Panizzolo (Universidade Federal de São Paulo)

O estudo da infância tem sido marcado por variadas concepções e representações acerca do conceito de criança, que ao longo dos séculos foram sendo modificadas de acordo com fatores econômicos, sociais, culturais, demográficos etc. Atualmente as concepções buscam considerar a infância e a criança em suas especificidades, como sujeito social ativo que interpreta e age no mundo. 

O processo de compreensão dessas atuais concepções de criança e infância assenta-se na ação reflexiva e interpretativa assumida como um exercício teórico-metodológico que visa desvelar o protagonismo infantil, corroborando assim, para o avanço epistemológico do paradigma social da infância na contemporaneidade, através de novas imagens de criança que emergem na atual ordem socia. Neste sentido, é na infância que a criança possui múltiplas formas de se expressar e todas devem ser validadas, ressaltadas e respeitadas. Larrosa (2004, p. 25-26) afirma que a infância continua sendo um período importante para o desenvolvimento, no qual acontecerão as melhores e mais variadas experiências de vida.  Aliás, podemos dizer que é nesse período que as experiências mais prazerosas e enriquecedoras acontecem e que agregam novos conhecimentos sobre o mundo. 

O presente Dossiê pretende divulgar conhecimentos acerca da(s) infância(s), a partir de dois temas centrais, a educação e a saúde na infância, vinculados ao II Congresso Internacional Educar na(s) infância(s). Esses temas pressupõem diálogos intensos e contínuos, visando a produção de conhecimentos diante do cenário em que se encontra a educação das crianças pequenas. 


Prazos e datas planejados

Envio dos convites e recebimentos de aceites: Até 10 de novembro de 2022.

Recebimento dos textos: Até 28 de junho de 2023.

Devolução e correções: Até 28 de julho de 2023.

Publicação: Até dezembro de 2023.


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