Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.ARTICLES
Articles must focus on philosophical or educational problems. They must discuss the contribution of some philosopher, pedagogue, or theory to the solution of relevant questions of these areas. They can also be experience reports, case studies, action research, or surveys. However, it should be noted that bibliographic review articles will not be published in the Journal.
INTERVIEWS
REVIWS
Reviews of recent works will be published, especially from the areas of Education and Philosophy, with an extension between 3 and 5 pages. Manuscripts must be submitted in word or compatible document, without identification of authorship, and following the ABNT standards.
TRANSLATIONS
Translations of classic texts from Philosophy and Education will be published after evaluation by the Editorial Board.
DOSSIER
Submissions are accepted according to the theme indicated for each dossier.Dossiê: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE
Dossiê EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADEPEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVA
Dossiê PEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVAEDUCAR NA(S) INFÂNCIA(S): EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS, TENSÕES
Título da Seção Temática: EDUCAR NA(S) INFÂNCIA(S): EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS, TENSÕES
Organizadoras: Rochele Rita Andreazza Maciel (Universidade de Caxias do Sul) e Claudia Panizzolo (Universidade Federal de São Paulo)
O estudo da infância tem sido marcado por variadas concepções e representações acerca do conceito de criança, que ao longo dos séculos foram sendo modificadas de acordo com fatores econômicos, sociais, culturais, demográficos etc. Atualmente as concepções buscam considerar a infância e a criança em suas especificidades, como sujeito social ativo que interpreta e age no mundo.
O processo de compreensão dessas atuais concepções de criança e infância assenta-se na ação reflexiva e interpretativa assumida como um exercício teórico-metodológico que visa desvelar o protagonismo infantil, corroborando assim, para o avanço epistemológico do paradigma social da infância na contemporaneidade, através de novas imagens de criança que emergem na atual ordem socia. Neste sentido, é na infância que a criança possui múltiplas formas de se expressar e todas devem ser validadas, ressaltadas e respeitadas. Larrosa (2004, p. 25-26) afirma que a infância continua sendo um período importante para o desenvolvimento, no qual acontecerão as melhores e mais variadas experiências de vida. Aliás, podemos dizer que é nesse período que as experiências mais prazerosas e enriquecedoras acontecem e que agregam novos conhecimentos sobre o mundo.
O presente Dossiê pretende divulgar conhecimentos acerca da(s) infância(s), a partir de dois temas centrais, a educação e a saúde na infância, vinculados ao II Congresso Internacional Educar na(s) infância(s). Esses temas pressupõem diálogos intensos e contínuos, visando a produção de conhecimentos diante do cenário em que se encontra a educação das crianças pequenas.
Prazos e datas planejados
Envio dos convites e recebimentos de aceites: Até 10 de novembro de 2022.
Recebimento dos textos: Até 28 de junho de 2023.
Devolução e correções: Até 28 de julho de 2023.
Publicação: Até dezembro de 2023.
Copyright Notice
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.