Research: three formative dimensions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022020

Abstract

Este artigo apresenta a pesquisa como princípio formativo e destaca a sua relevância para a dimensão do conhecimento e da aprendizagem, trazendo evidências que ela é o modo humano de conhecer e compreender. Objetiva-se chamar a atenção para diferentes dimensões formativas da pesquisa e que, em certo sentido, podem ser situadas como pressupostas ou anteriores a quaisquer modalidades, métodos, tipos ou estratégias de sua realização específica. Nessa direção, a pesquisa pode ser compreendida, em termos gerais, como constituidora do modo de ser humano e, em termos específicos, do modo de ser estudantil e, também, docente. Para tanto, argumenta-se que a linguagem é um traço distintivo dos humanos que lhes permite simbolizar, interpretar, compreender e transformar; tais aspectos permitem dizer que a constituição do mundo humano é uma autocriação. Por fim, destaca-se a pesquisa como esforço em compreender as situações práticas mediante o recurso a categorias teóricas e/ou interpretativas e como uma atividade humana de fundamental importância e que tem nas instituições educativas um lugar privilegiado para a sua otimização, na medida em que inter-relaciona o ensino, a pesquisa e a experiência prática da vida.

Author Biographies

José Pedro Boufleuer, UNIJUI

Doutor em Educação pela UFRGS. Professor da UNIJUÍ.

Vânia Lisa Fischer Cossetin, UNIJUÍ

Doutora em Educação pela PUCRS. Professora da UNIJUÍ.

Maria Regina Johann, UNIJUÍ

Doutora em Educação pela UNIJUÍ. Professora da UNIJUÍ.

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Published

2022-11-25

How to Cite

Boufleuer, J. P., Cossetin, V. L. F., & Johann, M. R. (2022). Research: three formative dimensions. Conjectura: Filosofia E educação, 27, e022020. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022020

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