A SAPIÊNCIA, A FILOSOFIA E A CIÊNCIA: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A CONCEPÇÃO EDUCATIVA DE HUGO DE SÃO VÍTOR (1096-1141)
Keywords:
Ensino, Idade Média, Hugo de São Vítor, Didascalicon,Abstract
Neste artigo, ponderamos sobre a concepção educativa de Hugo de São Vítor exposta em sua obra pedagógica Didascalicon de Studio Legendi e temos como objetivo compreender o uso da leitura como meio de desenvolvimento do intelecto humano. Situados em um período de mudanças importantes para o ocidente medieval, os escritos do autor indicam, aos seus discípulos, os elementos fundamentais para se conquistar o bom estudo. Baseando-nos no conceito de longa duração, examinamos, neste trabalho, alguns aspectos educacionais-sociais importantes para a formação humana contemporânea, já que a História Social nos faz compreender que presente e passado se interligam por meio de características que nos tornam humanos: a memória e os comportamentos que geram civilidade. Em nossa análise do texto, observamos que a Sapientia é considerada, para o autor, como a meta principal da jornada de um estudante e, para ser possível alcançá-la, é necessário que se faça o uso adequado da Filosofia e da Ciência. Essas, por sua vez, quando amparadas pela memória, poderiam proporcionar redução do embrutecimento existente na sociedade e exercitar a amizade do ser humano com seu Criador. A escolha de um bom método de estudo e o uso da vontade também marcam esta concepção educativa medieval, que se destacou por promover a transição do modo de leitura monástico para o escolástico. Didascalicon também é conhecido como um texto que transcendeu a cópia de conteúdo –– prática comum à época –– no qual seu autor expressa, de forma escrita, suas ideias (embebidas de influências agostinianas), e que busca instruir àqueles que procuram o caminho para alcançar a Sapientia –– na qual habita a forma do bem perfeito.References
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2001.
ATHAYDE, Wesley Rodrigues. A Sapiência e as Sete Artes Liberais Segundo Hugo de São Vítor. Humanidades em diálogo, São Paulo, SP, v. 1, n. 1, p.179-195, dez. 2007. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/humanidades/article/view/106115. Acesso em: 28 jun. 2020.
GUSTAVO RUIZ, Juan. La Noción de Sacramento en Hugo de San Víctor. Pamplona: 1996.
HUGO DE SAN VÍCTOR, Didascalicon de studio legendi: El afán por el estudio. Madrid: BAC, 2011.
HUGO DE SÃO VÍTOR. Didascálicon. Da arte de ler. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
ILLICH, Ivan. En El Viñedo Del Texto: Etología de la lectura: un comentario al Didascalicon de Hugo de San Víctor. México: Fundo de Cultura Económica, 2002.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.
LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. São Paulo, SP: Fundação Editora da UNESP, 1998.
MARCHIONNI, Antônio. Introdução. In: HUGO DE SÃO VÍTOR. Didascálicon: Da arte de ler. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p. 8-39.
MUÑOZ GAMERO, Carmen. El pensamiento pedagógico de Hugo de San Víctor Didascalicon de Studio legendi. 2008. 554 f. Tese (Doutorado História de la Educación y Educación Comparada) – UNED, Madrid. 2008.
MUÑOZ GAMERO, Carmen. Estudio Preliminar. In: HUGO DE SAN VÍCTOR. Didascalicon de studio legendi (El afán por el estudio). Madrid: BAC, 2011, p. 3-130.
OLIVEIRA, Terezinha. Ensino e debate na Universidade Parisiense do Século XIII: Tomás de Aquino e Boaventura de Bagnoregio. Maringá, PR: Educen, 2012.
VIANA, Ana Paula dos Santos & OLIVEIRA, Terezinha. Hugo de Saint-Victor: História Memória, E Ordenação Nos Estudos. In: Educação em Revista [online]: Belo Horizonte-MG, v. 36, e 223925, p. 1-17, ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698223925. Último acesso em: 27 abril 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.