A SAPIÊNCIA, A FILOSOFIA E A CIÊNCIA: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A CONCEPÇÃO EDUCATIVA DE HUGO DE SÃO VÍTOR (1096-1141)

Authors

Keywords:

Ensino, Idade Média, Hugo de São Vítor, Didascalicon,

Abstract

Neste artigo, ponderamos sobre a concepção educativa de Hugo de São Vítor exposta em sua obra pedagógica Didascalicon de Studio Legendi e temos como objetivo compreender o uso da leitura como meio de desenvolvimento do intelecto humano. Situados em um período de mudanças importantes para o ocidente medieval, os escritos do autor indicam, aos seus discípulos, os elementos fundamentais para se conquistar o bom estudo. Baseando-nos no conceito de longa duração, examinamos, neste trabalho, alguns aspectos educacionais-sociais importantes para a formação humana contemporânea, já que a História Social nos faz compreender que presente e passado se interligam por meio de características que nos tornam humanos: a memória e os comportamentos que geram civilidade. Em nossa análise do texto, observamos que a Sapientia é considerada, para o autor, como a meta principal da jornada de um estudante e, para ser possível alcançá-la, é necessário que se faça o uso adequado da Filosofia e da Ciência. Essas, por sua vez, quando amparadas pela memória, poderiam proporcionar redução do embrutecimento existente na sociedade e exercitar a amizade do ser humano com seu Criador. A escolha de um bom método de estudo e o uso da vontade também marcam esta concepção educativa medieval, que se destacou por promover a transição do modo de leitura monástico para o escolástico. Didascalicon também é conhecido como um texto que transcendeu a cópia de conteúdo –– prática comum à época –– no qual seu autor expressa, de forma escrita, suas ideias (embebidas de influências agostinianas), e que busca instruir àqueles que procuram o caminho para alcançar a Sapientia –– na qual habita a forma do bem perfeito.

Author Biographies

Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). 
Integra o Grupo de Pesquisas em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC, da UNESPAR - Campus Paranavaí, e o Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade - GTSEAM/UEM.
Professora da Rede Municipal de Paranavaí-PR desde 2012.

Conceição Solange Bution Perin, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí-PR.

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Estágio na Universidade de Salamanca - ES. Professora do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR, UNESPAR/ Campus de Paranavaí. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM (PPE-UEM). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC.

References

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2001.

ATHAYDE, Wesley Rodrigues. A Sapiência e as Sete Artes Liberais Segundo Hugo de São Vítor. Humanidades em diálogo, São Paulo, SP, v. 1, n. 1, p.179-195, dez. 2007. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/humanidades/article/view/106115. Acesso em: 28 jun. 2020.

GUSTAVO RUIZ, Juan. La Noción de Sacramento en Hugo de San Víctor. Pamplona: 1996.

HUGO DE SAN VÍCTOR, Didascalicon de studio legendi: El afán por el estudio. Madrid: BAC, 2011.

HUGO DE SÃO VÍTOR. Didascálicon. Da arte de ler. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

ILLICH, Ivan. En El Viñedo Del Texto: Etología de la lectura: un comentario al Didascalicon de Hugo de San Víctor. México: Fundo de Cultura Económica, 2002.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.

LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. São Paulo, SP: Fundação Editora da UNESP, 1998.

MARCHIONNI, Antônio. Introdução. In: HUGO DE SÃO VÍTOR. Didascálicon: Da arte de ler. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p. 8-39.

MUÑOZ GAMERO, Carmen. El pensamiento pedagógico de Hugo de San Víctor Didascalicon de Studio legendi. 2008. 554 f. Tese (Doutorado História de la Educación y Educación Comparada) – UNED, Madrid. 2008.

MUÑOZ GAMERO, Carmen. Estudio Preliminar. In: HUGO DE SAN VÍCTOR. Didascalicon de studio legendi (El afán por el estudio). Madrid: BAC, 2011, p. 3-130.

OLIVEIRA, Terezinha. Ensino e debate na Universidade Parisiense do Século XIII: Tomás de Aquino e Boaventura de Bagnoregio. Maringá, PR: Educen, 2012.

VIANA, Ana Paula dos Santos & OLIVEIRA, Terezinha. Hugo de Saint-Victor: História Memória, E Ordenação Nos Estudos. In: Educação em Revista [online]: Belo Horizonte-MG, v. 36, e 223925, p. 1-17, ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698223925. Último acesso em: 27 abril 2022.

Published

2023-10-04

How to Cite

Gontijo de Oliveira Bonetti, C. P., Perin, C. S. B., & Perin, C. S. B. (2023). A SAPIÊNCIA, A FILOSOFIA E A CIÊNCIA: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A CONCEPÇÃO EDUCATIVA DE HUGO DE SÃO VÍTOR (1096-1141). Conjectura: Filosofia E educação, 28, e023004. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9250

Issue

Section

ARTICLES