Qualidade em serviços educacionais italianos / Quality in italian education services

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020041

Abstract

Entendemos que promover a qualidade na educação para crianças pequenas é uma das metas da Educação Básica brasileira e que, nesse sentido, há ainda muito por fazer no cenário nacional. Desse modo, busca-se inspiração na experiência de décadas do trabalho nos serviços educativos com crianças pequenas na Itália para pensar peculiaridades da etapa Educação Infantil que contribuam para qualificá-la. Assim, este artigo propõe-se a discutir aspectos relacionados à qualidade dos serviços educativos destinados a crianças pequenas na Itália. Para analisar a questão posta, apoiamo-nos em Galardini (2002, 2019) e Malaguzzi (2010). O estudo segue delineamento qualitativo e parte da observação de serviços educacionais na cidade de Pistóia, região da Toscana, na Itália, durante período de estágio de doutoramento no ano de 2018. Dessa observação, emergem categorias que serão problematizadas: a formação do professor que atua com crianças pequenas, o papel do coordenador pedagógico nas escolas e, por fim, a relevância do espaço, seja interno ou externo, como um princípio educativo. Aponta-se como resultados que qualificar o espaço nos serviços educativos significa construir um ambiente bem dimensionado e articulado às demandas infantis e que o coordenador pedagógico e os educadores são profissionais fundamentais para garantir a qualidade nos serviços ofertados    

Author Biographies

Rochele Rita Andreazza Maciel, Doutora em Educação pela UCS

Docente na Universidade de Caxias do Sul.

Coordenadora pedagógica no Colégio São José

Doutora em Educação

    

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Professor no PPGEd e no PPGLet, na Universidade de Caxias do Sul. Doutor em Letras pela PUCRS. Pós-doutor em Educação pela UFMG. Pesquisa a linguagem literária, sua constituição e leitura.    

Anna Lia Galardini

Docente no Master per coordinatore pedagogico dell'Università degli Studi di Firenze

Presidente dell'Associazione Culturale Crescere e Direttrice Scientifica del Centro Studi Bruno Ciari

    

References

BUJES, Maria Isabel. E. Escola infantil: pra que te quero. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (Org.). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

DECRETO. N° 65 DEL 13 APRILE 2017 Istituzione del sistema integrato di educazione e di istruzione dalla nascita sino ai sei anni, a norma dell'articolo 1 commi 180 1 181, lettera e), della legge 13 luglio 2015 n. 107.

DONATI, Pierpaolo. Teoria relazionale della societa?, Angeli, Milano, 2000.

GALARDINI, Anna Lia. Crescere nel nido. Spazi, programmi, attività, relazioni. Roma. Editora Carocci, 2012, p. 67-81. [título em italiano]

______. O papel do jogo na rotina escolar. Congresso Internacional Educar nas Infância(s): possibilidades de brincar e de aprender. Universidade de Caxias do Sul, 2019.

GANDINI, Lella. Espaços educacionais e de envolvimento pessoal. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda,1999.

MALAGUZZI, Loris. As cem línguas das crianças. A abordagem de Reggio Emília à educação da infância. Bolonha. Edições Júnior, 2010, pp. 65-80.

ONU. Convenção sobre os Direitos da Criança. 1989. Disponível http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/convdir_crianca.pdf Acesso em 20 fev. 2019.

WINNICOTT, Donald W. Desenvolvimento afetivo e meio ambiente. Roma, Armando, 1970.

ZABALZA, Miguel. Qualidade na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Published

2021-02-24

How to Cite

Maciel, R. R. A., Ramos, F. B., & Galardini, A. L. (2021). Qualidade em serviços educacionais italianos / Quality in italian education services. Conjectura: Filosofia E educação, 25, 20–51. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020041