Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020035

Abstract

Este trabalho analisa reflexões sobre a abordagem pedagógica denominada “Metodologias Ativas”, que estão sendo apresentadas como alternativa para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica, são apresentados alguns dos principais elementos das Metodologias Ativas, principalmente suas características mais evidentes. Busca, também, trazer à discussão alguns questionamentos sobre essa abordagem pedagógica, indicando a existência de possíveis dificuldades que possam comprometer a aplicação das Metodologias Ativas. A partir deste estudo, registra-se que são necessários novos estudos sobre as potencialidades e dificuldades de implantação de Metodologias Ativas, analisando
resultados efetivos de aprendizagem ativa.

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Aprendizagem ativa. Tecnologias digitais. Educação.


 

Author Biographies

José Lotúmolo Junior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)  

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde também atua como Gestor de Eduacaçao a Distância.

 

  

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Published

2020-12-07

How to Cite

Lotúmolo Junior, J., & Mill, D. (2020). Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context. Conjectura: Filosofia E educação, 25, e020035. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020035

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