Performatividade: atravessamentos de um dispositivo de controle na constituição de sujeitos escolares // Performativity: crossings of a control device in the constitution of a school subjects
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020030Abstract
Este artigo é o recorte de uma pesquisa maior que se caracteriza como sendo pós-crítica. O texto busca, por meio de uma análise das falas de estudantes do 3º ano do “Programa Ensino Médio Inovador”, de uma escola pública estadual do Município de Blumenau – SC, evidenciar os discursos de performatividade aí presentes. A cultura de performatividade, emergente do setor econômico-empresarial e espraiada para setores públicos/estatais, é entendida como um dispositivo que atua na regulação e no controle dos corpos, produzindo os sujeitos desejáveis para a atual sociedade neoliberal. Ao estimular a excelência, a competitividade, o julgamento, a qualidade e o resultado, essa cultura contribui para que a escola se torne um grande negócio de seleção e meritocracia. Por meio de uma pesquisa cartográfica e com registros em diário de campo, este artigo objetiva problematizar quais subjetividades estão sendo produzidas pela escola contemporânea a partir de um dado currículo, e, então, desafiar o pensamento na construção de subjetividades outras, possibilidades de re-existência, para além dos números, cifras e estatísticas. O artigo divide-se em uma seção introdutória ao tema da governamentalidade, uma seção em que se contextualiza a sociedade contemporânea e a função da escola e do currículo; outra que apresenta a análise de falas de estudantes; e, por fim, alguns questionamentos que consideram a escola uma maquinaria que produz muito e produz tudo. Pode produzir aquilo que se espera para esta sociedade, o sujeito performático, consumidor da racionalidade neoliberal, assim, como pode produzir linhas de fuga, resistências, imposturas éticas contra condutas ao que está posto.
Palavras-chave: Cultura da performatividade. Ensino Médio Inovador. Escola. Neoliberalismo. Sociedade contemporânea.
References
BALL, S. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, v.6, n. 2, jul. / dez. 2006
BALL, S. Profissionalismo, Gerencialismo. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e realidade, v. 35, n. 2, 2010, p. 37-55.
BRASIL. Diário oficial da União. Nº 195, terça-feira, 13 de outubro de 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral Coordenação geral do Ensino Médio, 2014. Programa Ensino Médio Inovador. Documento orientador, Brasília, 2014.
CARUSO, M.; DUSSEL, I. (tradutora Cristina Antunes). A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003, p. 255.
CARVALHO, A. F. de; GALLO, S. Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para pensar e agir de outros modos na educação. ETD – Educ. Tem. Dig., Campinas, v. 12, n. 1, p. 280-302, jul./dez. 2010.
DELEUZE, G. Conversações. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FOUCAULT, M. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2009.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 38. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Políticas de currículo 1. Currículo sem fronteiras, v. 6, n. 2, p. 33-52, 2006.
LOPES, A. C. Discursos nas políticas de currículo. Currículo sem fronteiras, v. 6, n. 2, p. 33-52, 2006.
MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (organizadoras). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2.ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.
PASSETTI, E. Anarquismos e sociedade de controle. São Paulo: Cortez, 2003.
PLATÃO, A. A República (texto integral). São Paulo: Martin Claret, 2000.
REVEL, J. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994.
SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
TRAVERSINI, Clarice Salete. O desencaixe como forma de existência da escola contemporânea. In. SARAIVA, Karla; MARCELLO, Fabiana de A. Estudos culturais e educação: desafios atuais. Canoas: Ed. ULBRA, 2012.
VARELA, J.; ALVAREZ-URIA, F. A Maquinaria escolar. Teoria & Educação. São Paulo, n. 6, p.68-96, 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.