As Tecnologias da Informação e Comunicação em educação e a racionalidade hermenêutica // Information and Communication Technologies in education and the hermeneutic rationality
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020026Abstract
O presente artigo procura refletir como elementos das tecnologias da informação e comunicação na educação se localizam na epistemologia hermenêutica. Essa realidade acaba gerando um enorme desafio à educação no sentido de encontrar “razões” que justifiquem, não só metodologias, mas o seu sentido de ser no mundo conectado. Partindo da “compreensão” como modo de ser do indivíduo humano (Heidegger) e, consequentemente, lócus apropriado para a reflexão e o fazer pedagógico (Gadamer) pretende-se apresentar uma abordagem viável da TIC no processo educativo a partir da epistemologia hermenêutica. O trabalho pretende apresentar a racionalidade hermenêutica como uma epistemologia totalmente viável para promover a compreensão teórica-conceitual da utilização das novas tecnologias da comunicação e informação no âmbito dos processos educativos contemporâneos, para tanto se ancora nas noções de compreensão (Heidegger) e de linguagem (Gadamer), bem como nas noções de
ciberespaço e hipertexto (Levy). Resultado de uma pesquisa bibliográfica nos autores já mencionados, bem como seus comentadores, na primeira parte procura apresentar a hermenêutica como alternativa epistemológica em face da crise da razão metafísica e científica, e na segunda parte, busca-se apresentar a relação entre as novas tecnologias da informação e comunicação e a racionalidade hermenêutica. Ao romper com a racionalidade técnico-científica da modernidade, compreende a hermenêutica como um paradigma epistemológico viável com vista à compreensão das tecnologias da informação e comunicação na educação, uma vez que, em função de tais tecnologias, a capacidade do homem contemporâneo de refletir e dizer a realidade requer bases teóricas e metodológicas que preservem as dimensões históricas e culturais nas quais o homem contemporâneo está inserido.
Palavras-chave: Filosofia. Educação. Tecnologia. Hermenêutica.
References
ADAMS, Adair; SOUZA, Antônio Escandiel de. Linguagem e educação: reflexões acerca das novas tecnologias da comunicação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 169-179, jan./abr. 2016.
ARISTÓTELES. A política. Trad. Nestor Silveira Chaves – 2ª ed. rev. – Bauru: EDIPRO, 2009
CRITELLI, Dulce. Martin Heidegger e a essência da técnica. Margem. São Paulo, n.º 16
(2002)
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: complementos e índice. Trad. de Ênio Paulo Giachini; rev. da tradução Marcia Sá Cavalcante Schuback – Petrópolis, RJ: Vozes, 2002
GALVÃO, Fabrício Scaff. Hermenêutica e tecnologias da comunicação – uma proposta metodológica para pesquisa. BOCC, 2006. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/galvao-fabricio-hermeneutica-tecnologias-da-comunicacao.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2018, 11:36:16.
HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In. Ensaios e Conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, et al. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de janeiro: DP&A, 2002
LEVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu Costa. – São Paulo: Editora 34, 2010
OLIVEIRA, Walter Clayton. Ciberespaço, técnica e hermenêutica : diálogos da ciência da informação / Walter Clayton de Oliveira. – Marília, 2013. 133 f.
NERING, Érica Masiero. O aprendizado na margem hipermidiática: aproximações hermenêuticas no cotidiano da pós-modernidade – São Paulo: É. M. Nering, 2015 (Tese de Doutorado)
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.