Kafka na problematização da docência: o devir-animal como linha de fuga // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019026

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Abstract

Neste texto pretendemos explorar a ideia de devir a partir da novela “A metamorfose” de Franz Kafka. Pela leitura, evidenciamos a presença da animalidade na sua escrita, de maneira que nos chama a atenção a insistência em dar voz às questões emergentes da sociedade e do modo de vida, não somente animal, mas humano: A metamorfose de Gregor Samsa, que acorda numa manhã transformado em um inseto. Partimos, também, da concepção de devir para os filósofos Deleuze e Guattari enquanto estado de sensação que é capaz de multiplicar as intensidades afetivas, de pensamento e expressão em um corpo. Relacionamos a docência e a problemática da existência por meio da literatura e da filosofia. Tal investigação é impulsionada por experimentações realizadas com professores, atuantes e em formação, na Oficina de escrileituras denominada Conatus, utilizando-se, dentre outras matérias, da literatura kafkiana para questionar o fazer docente e aquilo que adoece em meio ao cotidiano escolar. Diante das pequenas novelas de rádio escritas e gravadas pelos participantes, nos deparamos com a interrogação: quais são as condições para que algo seja criado na prática pedagógica? As novelas deram visibilidade, entre outras questões, aos conflitos enfrentados na profissão.  Destacamos a criação intitulada “A vaca”, onde os professores acenaram suas inquietações e a desfiguração da sua imagem como uma linha de fuga da identidade depreciativa e sagrada tomada por diferentes circunstâncias e local em que se vive. Como resultado entendemos que a literatura e a filosofia mostram-se como intercessoras potentes, ao favorecem a desconstrução de significações e a abertura para pensar sobre as condições de possibilidades de outros modos de existir.

Palavras-chave: Kafka. Devir-animal. Literatura. Filosofia da diferença.
Escrileituras.

Author Biographies

Josimara Wikboldt Schwantz, Universidade Federal de Pelotas

Pedagoga. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professora substituta FaE/UFPel

 

Carla Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Psicanalista. Doutora em Educação. Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

João Pereira Matos, Universidade Nova de Lisboa

Advogado. Licenciado em Filosofia. Mestrando em filosofia epicurista e Investigador no CHAM - Centro de Humanidades - Universidade Nova de Lisboa.

References

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Published

2019-12-19

How to Cite

Schwantz, J. W., Rodrigues, C. G., & Matos, J. P. (2019). Kafka na problematização da docência: o devir-animal como linha de fuga // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019026. Conjectura: Filosofia E educação, 24, e019026. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6290

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