Trajetória histórica de um periódico científico: percursos, percalços e desafios // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019025

Authors

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo efetuar estudo sobre a evolução histórica do periódico, enquanto mecanismo estruturado e formal de comunicação e disseminação do conhecimento científico, evidenciando transformações por que passou e resistências ao longo de sua trajetória evolutiva até tornar-se um dos instrumentos da atualidade mais utilizados na difusão do conhecimento acadêmico-científico. O estudo segue pressupostos da pesquisa exploratória fazendo uso de técnicas da investigação teórica, documental e empírica. Discorre sobre o surgimento dos periódicos científicos, demonstrando sua evolução nos mais de quatro séculos de sua existência Reconstitui a trajetória histórica de um periódico científico vinculado à área da educação, a partir do qual traça algumas barreiras e desafios a serem enfrentados para o seu aperfeiçoamento no contexto contemporâneo, considerando principalmente a aceleração das inovações tecnológicas, a pulverização de fontes de informação disponibilizadas à sociedade em geral via redes online e as questões políticas, econômicas e sociais implicadas na produção e socialização dos conhecimentos produzidos pela humanidade. Realça o avanço das tecnologias da informação e a competitividade internacional como barreiras a serem vencidas, e a inclusão de novas funções como um dos desafios à sobrevivência dos periódicos científicos no contexto contemporâneo. Em termos conclusivos, destaca a necessidade de aperfeiçoamento constante no controle e incremento de seus fluxos, que inclui formas de recepção, avaliação, revisão, publicização e acesso aos conhecimentos gerados. Destaca, ainda, a necessidade de superação da soberba e prepotência por parte de alguns governantes, especialmente de países centrais, e a consequente compreensão de que o conhecimento deve ser meio para a humanidade viver em harmonia com o planeta e não razão de sofrimento ou causa de mazelas das populações mais vulneráveis.

Palavras-chave: Disseminação do conhecimento acadêmico-científico. Periódico
científico. Roteiro.

 

Author Biographies

Marilda Pasqual Schneider, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorada em Educação pela Universidade do Minho - Portugal. Docente pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). 

Tailândia Guzzi Danielewicz, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Psicologia (Unoesc). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (Unesc). Bolsista do Programa Uniedu, do governo do estado de Santa Catarina (2017-2018). 

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Published

2019-12-19

How to Cite

Schneider, M. P., & Danielewicz, T. G. (2019). Trajetória histórica de um periódico científico: percursos, percalços e desafios // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019025. Conjectura: Filosofia E educação, 24, e019025. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6103

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