Currículo e planejamento na Educação Infantil: datas comemorativas em debate // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.8

Authors

  • Aliandra Cristina Mesomo Lira Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO
  • Eliane Dominico Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO
  • Lilian Martins Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Abstract

O objetivo desse texto é problematizar o trabalho com as datas comemorativas instituído e praticado nas instituições educativas, geralmente por meio de festividades que incluem apresentações, lembrancinhas e danças, além de semanas temáticas. Considerando a educação infantil como fase importante para o desenvolvimento das crianças, reflete sobre o currículo para essa etapa de ensino e questiona os encaminhamentos adotados nas práticas que privilegiam um planejamento assentado em datas comemorativas no calendário escolar, pois tratam as situações de forma superficial e muitas vezes estereotipada. Essa cultura do espetáculo segue o que já é proclamado pela mídia e publicidade, que usam das datas para vender produtos por meio de apelo afetivo. As instituições, por sua vez, furtam-se ao enfrentamento dessas questões, ao debate, na medida em que legitimam e reforçam de forma acrítica esse discurso. Trata-se de estudo teórico, assentado em autores como Ostetto (2017; 2012; 2011), Barbosa (2006), dentre outros, que nos ajudam a pensar acerca do trabalho pedagógico com as crianças pequenas. A despeito da pouca literatura que trata da temática em debate, a reflexão orienta-nos para pensar sobre o que tem sido privilegiado no trabalho com as crianças, sobre a ausência de reflexão que mormente acompanha as comemorações nas instituições educativas e a necessidade de enfrentamento dessa questão por parte de professores e escolas. A execução de atividades repetitivas, destituídas de significado e participação efetiva das crianças, vai na contramão de uma educação humanizadora, desloca a energia dos professores para esses momentos, deixando de lado questões curriculares imprescindíveis para a formação dos pequenos.

Palavras-chave: Datas comemorativas. Currículo. Planejamento. Educação Infantil.

Author Biographies

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR; Doutora em Educação pela USP.

Eliane Dominico, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Pedagoga, professora da rede de ensino municipal de Guarapuava/PR. Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR.

Lilian Martins, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Pedagoga da rede de ensino do estado do Paraná. Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR.

Published

2018-04-28

How to Cite

Lira, A. C. M., Dominico, E., & Martins, L. (2018). Currículo e planejamento na Educação Infantil: datas comemorativas em debate // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.8. Conjectura: Filosofia E educação, 23(1), 137–153. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5388

Issue

Section

ARTICLES