Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações
Abstract
Este estudo investiga as representações construídas acerca da mulherprofessora no processo de feminização do magistério e suas possíveis repercussões na prática pedagógica. Para tanto, além de buscar apoio em pesquisas bibliográficas, foi realizado um garimpo nos periódicos internos das décadas de 30 e 40 (séc. XX) da primeira Escola Normal de Caxias do Sul, inaugurada em 1930, a fim de encontrar discursos que explicitassem como professores, alunos e gestores descreviam as características ideais para atuar na função de educadores infantis. Os resultados apontaram a um forte vínculo entre o papel materno/doméstico e o docente, fazendo menção, também, à educação como dom divino. A comunicação será concluída com uma reflexão acerca das possíveis repercussões dessas representações na prática docente, mostrando como essas constroem formas de ser e agir que, de maneira irreflexiva, convertem-se em danos à prática pedagógica.Downloads
How to Cite
Ribeiro de Souza, M. C. A., & Kreutz, L. (2010). Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações. Conjectura: Filosofia E educação, 15(3). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/515
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.