Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações

Autor/innen

  • Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza Universidade de Caxias do Sul
  • Lúcio Kreutz Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Este estudo investiga as representações construídas acerca da mulherprofessora no processo de feminização do magistério e suas possíveis repercussões na prática pedagógica. Para tanto, além de buscar apoio em pesquisas bibliográficas, foi realizado um garimpo nos periódicos internos das décadas de 30 e 40 (séc. XX) da primeira Escola Normal de Caxias do Sul,  inaugurada em 1930, a fim de encontrar discursos que  explicitassem como professores, alunos e gestores descreviam as características ideais para atuar na função de educadores infantis. Os resultados apontaram a um forte vínculo entre o papel materno/doméstico e o docente, fazendo menção, também, à educação como dom divino. A comunicação será concluída com uma reflexão acerca das possíveis repercussões dessas representações na prática docente, mostrando como essas constroem formas de ser e agir que, de maneira irreflexiva, convertem-se em danos à prática pedagógica.

Zitationsvorschlag

Ribeiro de Souza, M. C. A., & Kreutz, L. (2010). Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(3). Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/515

Ausgabe

Rubrik

Artigos