ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexãosobre o processo de constituição da disciplina "Estudos Latino-
Americanos" - que compõe a grade curricular da Educação Básica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina - a fim de compreender como a mesma, em sendo objeto da cultura escolar, pode contribuir para a formação inicial dos graduandos do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina, no sentido de estimular a formação de uma consciência histórica e cidadã. Na realização deste trabalho, analisamos o documento oficial que propôs a inclusão da disciplina ELA, na grade curricular do colégio, como também as considerações finais de seis relatórios de estágio-docência, realizados pelos alunos da sétima fase do curso de Graduação em História, nos anos de 2004, 2007 e 2008. Este trabalho concluiu sinalizando que essa disciplina tem contribuído para o desenvolvimento de uma consciência histórica e cidadã, na medida em que tem levado os estagiários docentes ao questionamento sobre seu desconhecimento da América Latina, sobre sua falta de familiaridade com a mesma, sobre suas dificuldades na elaboração e no desenvolvimento dos conteúdos a serem expostos na sala de aula e sobre a visão estereotipada do continente americano.
Downloads
How to Cite
da Silva Santiago, L. A. (2010). ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial. Conjectura: Filosofia E educação, 15(3). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/510
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.