ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial

Autor/innen

  • Léia Adriana da Silva Santiago Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão
sobre o processo de constituição da disciplina "Estudos Latino-
Americanos" - que compõe a grade curricular da Educação Básica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina - a fim de compreender como a mesma, em sendo objeto da cultura escolar, pode contribuir para a formação inicial dos graduandos do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina, no sentido de estimular a formação de uma consciência histórica e cidadã. Na realização deste trabalho, analisamos o documento oficial que propôs a inclusão da disciplina ELA, na grade curricular do colégio, como também as considerações finais de seis relatórios de estágio-docência, realizados pelos alunos da sétima fase do curso de Graduação em História, nos anos de 2004, 2007 e 2008. Este trabalho concluiu sinalizando que essa disciplina tem contribuído para o desenvolvimento de uma consciência histórica e cidadã, na medida em que tem levado os estagiários docentes ao questionamento sobre seu desconhecimento da América Latina, sobre sua falta de familiaridade com a mesma, sobre suas dificuldades na elaboração e no desenvolvimento dos conteúdos a serem expostos na sala de aula e sobre a visão estereotipada do continente americano.

Zitationsvorschlag

da Silva Santiago, L. A. (2010). ELA: uma contribuição da cultura escolar para a formação inicial. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(3). Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/510

Ausgabe

Rubrik

Artigos