Educação Infantil e ensino intuitivo:a contribuição de Marie Pape-Carpantier (1815-1878)
Abstract
No século XIX, Marie Pape-Carpantier teve uma significativa importância para a educação da criança de 2 a 6 anos. Sua influência situa-se na adoção do método intuitivo para a educação dos sentidos - lições de coisas -, na proposta pedagógica destinada à Educação Infantil - salas de asilo; na criação de materiais didáticos para auxiliar no desenvolvimento do método natural; na orientação de modelos de mobílias para as escolas. Produz uma imensa obra para professores e alunos, traduzida em vários países: Grécia, Inglaterra, Itália, Suécia, Espanha, Brasil, e publicada até a segunda década do século XX, perfazendo inúmeras edições. O estudo analisa a trajetória e a contribuição da educadora, destacando as principais ideias, pelo espírito prático-experimental, que prenuncia a escola ativa.Downloads
How to Cite
Camara Bastos, M. H. (2010). Educação Infantil e ensino intuitivo:a contribuição de Marie Pape-Carpantier (1815-1878). Conjectura: Filosofia E educação, 15(3). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/507
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.