Educação Infantil e ensino intuitivo:a contribuição de Marie Pape-Carpantier (1815-1878)

Autor/innen

  • Maria Helena Camara Bastos PUC-RS

Abstract

No século XIX, Marie Pape-Carpantier teve uma significativa importância para a educação da criança de 2 a 6 anos. Sua influência situa-se na adoção do método intuitivo para a educação dos sentidos - lições de coisas -, na proposta pedagógica destinada à Educação Infantil - salas de asilo; na criação de materiais didáticos para auxiliar no desenvolvimento do método natural; na orientação de modelos de mobílias para as escolas. Produz uma imensa obra para professores e alunos, traduzida em vários países: Grécia, Inglaterra, Itália, Suécia, Espanha, Brasil, e publicada até a segunda década do século XX, perfazendo inúmeras edições. O estudo analisa a trajetória e a contribuição da educadora, destacando as principais ideias, pelo espírito prático-experimental, que prenuncia a escola ativa.

Zitationsvorschlag

Camara Bastos, M. H. (2010). Educação Infantil e ensino intuitivo:a contribuição de Marie Pape-Carpantier (1815-1878). CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(3). Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/507

Ausgabe

Rubrik

Artigos