Pesquisas sobre leitura e escrita nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Sul do Brasil // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.2
Abstract
As pesquisas sobre leitura e escrita é o foco deste artigo que visa mapear e apresentar as teses e dissertações dos programas de pós-graduação em Educação de Santa Catarina e Paraná que investigaram leitura e escrita; analisar o contexto geral das pesquisas, destacando o foco investigativo; refletir sobre os fazeres realizados e as ausências sentidas. A ancoragem teórica aproxima os estudos dos letramentos compreendendo-os como um conjunto de práticas que se fazem com a linguagem sob a ótica enunciativa com destaque para o campo discursivo. É uma pesquisa caracterizada como “estado do conhecimento” a qual mapeou sessenta e cinco produções escritas entre 2009 e 2013. A análise quantificou as produções em cada Programa, delimitou os temas investigados e os focos abordados em leitura e escrita em cada estado. Os resultados revelam que, devido à pluralidade da área da linguagem, esta abarca pesquisas que articulam conhecimentos da educação e da linguística como método fônico, avaliação em leitura, variação linguística, mas o tema que mais dialogou com a leitura e a escrita foi o da formação docente. A leitura e análise dos resumos indica que as pesquisas se concentram nos Programas da UEL, FURB, UFPR, UEM, UNOESC, UNIVALI, sendo que, em média, 14 pesquisas foram produzidas por ano com pequena queda em 2013, no qual ocorreram nove, isso revela o interesse e a necessidade de discussão da leitura e da escrita na educação. Outro ponto detectado, por se tratar de um estado do conhecimento, foi a informatividade e qualidade dos resumos os quais, na sua maioria, apresentam as seguintes lacunas: ausência de palavra-chave ou falta de coerência entre elas e o resumo; falta de informação sobre a base teórica o que impossibilita depreender a concepção de leitura e escrita.
Palavras-chave: Pesquisa. Leitura. Escrita. Pós-Graduação. Educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.