Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process
Abstract
Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que se refere às práticas pedagógicas educacionais que os sistemas de ensino desenvolvem para efetivação dessa formação, haja vista que a sociedade contemporânea reivindica constantemente mudanças na prática educativa brasileira. Percebe-se que o professor criativo busca compreender as dificuldades, bem como suscita o desejo pelo desconhecido. Dessa forma, é fundamental que haja mudanças nas práticas metodológicas, que estas incorporem a criatividade no processo de ensinar, sendo imprescindível a percepção docente, que o conhecimento é um contínuo aprender. Na análise documental e nas entrevistas realizadas, ficou visível que a inovação ainda está relacionada às novas tecnologias, não que este fator não seja importante para mudanças nas práticas pedagógicas, porém, é fundamental que essa concepção vá além desse aspecto. Nesse contexto, deduz-se que são imprescindíveis práticas pedagógicas pautadas na dimensão global do sujeito. Essa ação requer disposição do educador no processo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a forma linear e fragmentada de ensinar e aprender. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional.
Palavras-chave: Memória de professores. Inovação e criatividade nas práticas pedagógicas. Formação continuada. História oral.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.