Educação superior e processos de ensino e aprendizagem em EaD: os casos UCS e UFRGS // University education and teaching and learning processes in EaD: UCS and UFRGS cases
Abstract
O presente artigo contempla a contextualização da educaçãosuperior na contemporaneidade, seus desafios e exigências demandados pelos novos tempos e espaços de formação em relação aos estudos da Educação a Distância (EaD) e aos avanços frente aos processos de ensino e aprendizagemem EaD. Este estudo é parte da investigação qualitativa realizada junto aos cursos de Pedagogia EaD da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O lastro teórico que embasou esta investigação foram os estudos apresentados por Belloni (2003), Litwin (2001), Leite (2002), Sancho (2006) e outros. Os resultados da pesquisa apontam que a EaD, mediada pelas tecnologias, apresenta características que propõem avanços aos processos de ensino e aprendizagemdessa modalidade, produzindo mudanças na cultura dos sujeitos, tornando os autônomos, participativos e integrantes da cultura digital.Downloads
Published
2013-04-24
How to Cite
Morés, A. (2013). Educação superior e processos de ensino e aprendizagem em EaD: os casos UCS e UFRGS // University education and teaching and learning processes in EaD: UCS and UFRGS cases. Conjectura: Filosofia E educação, 18(1), 72–86. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2039
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.