AVArte: uma alternativa pedagógica à exclusão digital // AVArte: a pedagogical alternative to digital exclusion
Abstract
O presente texto aborda o conceito de cultura como sendo toda a produção artística e científica, além dos costumes e crenças conservadas, de uma geração para outra. Traz como elemento fundamental da evolução humana a constituição da linguagem como forma de comunicação, discutindo as manifestações das tecnologias da inteligência como artefatos que servem de elementos constitutivos de nosso desenvolvimento. Revela que a cultura digital instaurada em nossos dias só pode ser concebida a partir de uma construção histórica que tem os seus primeiros indícios na comunicação de nossos ancestrais e que avança até a criação dos mais avançados computadores. Partindo dessa perspectiva, defendemos, neste artigo, a utilização de ambientes virtuais como influenciadores do desejo de aprender e como alternativas para a exclusão digital, que ainda é uma realidade em muitas escolas brasileiras. Apresenta como exemplo o AVArte, um ambiente virtual de Arte/Educação Ambiental que se constitui como um material didáticoque favorece processos de apropriação e inclusão digital, cujo objetivo é, além de promover o contato com as ferramentas tecnológicas, proporcionar o acesso a informações sobre a cultura e o meio ambiente com vistas à construção de valores e atitudes que desenvolvam o sentido de pertencimentoem direção à sustentabilidade socioambiental.Downloads
Published
2013-04-24
How to Cite
Brandão Schmidt, E., & Coelho Salort, M. (2013). AVArte: uma alternativa pedagógica à exclusão digital // AVArte: a pedagogical alternative to digital exclusion. Conjectura: Filosofia E educação, 18(1), 59–71. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2038
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