O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis? // The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies?

Authors

  • Elisabeth Brandão Schmidt Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Caroline Rodrigues da Matta Universidade Federal do Rio Grande

Abstract

Este texto originou-se de uma dissertação de mestrado emEducação Ambiental, cujo objetivo é compreender como reconhecidos educadores ambientais, que atuam em Programas de Pós-graduação em Educação, no Brasil, conceituam sustentabilidade. Foram feitas entrevistassemiestruturadas com estudiosos participantes do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). A escolha dos colaboradores da pesquisa recaiu sobre tais atores por estes estarem vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação e desenvolverem pesquisas na área da Educação Ambiental. Para o exame dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi. Para estabelecer o diálogo com os dados empíricos, autores como Loureiro, Leff, Tristão e Carvalho foram consultados e referenciados. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas evidencia que os pesquisadores abordam sustentabilidade comoum tema transversal e polissêmico. Discute-se também a construção de sociedades sustentáveis baseadas em relações socioeconômicas, que não sejam embasadas no capitalismo. As transformações não devem partir de um desenvolvimento arbitrário, mas a partir de inovações alusivas às questõessocioambientais, com vistas a sociedades verdadeiramente sustentáveis.

Author Biography

Elisabeth Brandão Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, vinculada ao Instituto de Educação, atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação Ambiental (coordenadora adjunta e docente) , no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e no Programa de Pós-graduação em Educação.

Published

2014-04-07

How to Cite

Schmidt, E. B., & da Matta, C. R. (2014). O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis? // The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies?. Conjectura: Filosofia E educação, 19(2), 108–119. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1889

Issue

Section

ARTICLES