Ação dialógica para formação crítica: pedagogias cidadãs e resistências democráticas ao eurocentrismo

Authors

  • Aristeu Mazuroski Jr UFPR
  • Miguel Agustinho Calgaro

Keywords:

Ação Dialógica, Decolonialização, Eurocentrismo, Paulo Freire, Pedagogia.

Abstract

Este artigo propõe uma discussão a respeito do pensamento ocidental eurocêntrico como o principal irradiador do conhecimento universal disseminado nas escolas e espaços educacionais. Observa-se que o eurocentrismo constitui um projeto hegemônico que mantém os países em desenvolvimento presos a certas formas de pensar e fazer que convergem para um sistema capitalista predatório, direcionador de práticas pedagógicas que se distanciam do que constituiria o maior interesse da Educação nestes países: a formação crítica de cidadãos. Neste sentido, propõe-se a ação dialógica de Paulo Freire como uma forma de combate à colonialização cultural, política e econômica. O artigo é constituído por uma revisão inicial sobre o imperativo eurocêntrico e o estabelecimento de um conhecimento hegemônico, engendrado não apenas nos conteúdos que são disseminados nos livro didáticos e nos currículos, mas também nas formas de aprender a pensar e nas maneiras de construção de novos conhecimentos. Propõe-se que a universalidade do conhecimento deveria ser, na verdade, uma pluriversalidade, dando conta de diferenças e riquezas regionais distribuídas pelas diversas nações não europeias. Em seguida, apresenta-se a decolonialização do conhecimento como forma de resistência à hegemonia e como componente essencial para a construção de sociedades democráticas, diminuindo desigualdades e atenuando o poder colonizador. Por fim, apresenta-se o conceito da ação dialógica na perspectiva de Paulo Freire, expondo os pressupostos e ações que compõem o diálogo como forma de interação e colaboração para a libertação. Conclui-se, com a discussão realizada, que a decolonialização possui, no mínimo, uma vertente cultural e uma epistêmica, alvos evidentes das práticas pedagógicas e educacionais que buscam contribuir para a formação crítica e democrática de cidadãos, bem como para a formação da identidade latino-americana independente.

References

ALVES, E. M.; GONÇALVES, R. M. de P. Educação como Mercadoria: Desafios da Educação Superior em Meio ao Capitalismo em Crise. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, v.5, p. 1-26, 2019. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/download/8653651/19053. Acesso em: 16 jun. 2022.

AVELINO, W. F.; RAPOZO, T. J. N. Contribuições da Escola de Frankfurt à Escola Contemporânea. Debates em Educação, v. 12, n. 27, p. 50-59, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7326/pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.

BITTAR, E. C. B. Educação, Pedagogia Decolonial e Direitos Humanos: reflexões sobre a utopia e emancipação em Paulo Freire. Revista Olhares, v. 9, n. 3, p. 26-50, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11971. Acesso em: 16 jun. 2022.

FANON, F. Los Condenados de La Tierra. México: Fondo de Cultura Económica, 1963.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LANDER, E. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, E. (Org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 8-23.

LOUREIRO, C. V.; PEREIRA, T. I. Seria possível uma epistemologia freireana decolonial? Da “Cultura do silêncio” ao “Dizer a sua palavra”. Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 3, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.17527. Acesso em: 16 jun. 2022.

LOURENÇO, A. P. N.; HALISKI, A. M.; BAPTISTELLA, R. A descolonização do pensamento e a perspectiva em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, Ahead of Print, v. 26, e021017, 2021. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8290. Acesso em: 16 jun. 2022.

MIGNOLO, W. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017. Disponível em:

https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/download/772/645. Acesso em: 16 jun. 2022.

RIBEIRO, D.; MELO, A. de. Reflexões decoloniais sobre conhecimento e educação a partir do diálogo em Paulo Freire. Diálogos Latinoamericanos, v. 20, n. 28, p. 41-52, 2019. Disponível em: https://tidsskrift.dk/dialogos/article/view/115941. Acesso em: 15 jun. 2022.

SILVA, J. de S. La Pedagogía de la Felicidad en una Educación para la Vida. El paradigma del “buen vivir”/“vivir bien” y la construcción pedagógica del “día después del desarrollo”. In: WALSH, C. (Ed.) Pedagogías decoloniales. Prácticas insugentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Equador: Editora Abya-Yala, 2017. p. 469-507.

WALSH, C.; OLIVEIRA, L. F. de; CANDAU, V. M. Colonialidade e Pedagogia Decolonial: Para Pensar uma Educação Outra. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 83, p. 1-16, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3874. Acesso em: 16 jun. 2022.

Published

2023-06-02

How to Cite

Mazuroski Jr, A., & Calgaro, M. A. (2023). Ação dialógica para formação crítica: pedagogias cidadãs e resistências democráticas ao eurocentrismo. Conjectura: Filosofia E educação, 27, e022061. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11006

Issue

Section

Dossiê: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE