DE JANO A SANKOFA: O QUE A ESCOLA QUE TEMOS PODE APRENDER COM A ESCOLA QUE QUEREMOS? AS MÚLTIPLAS FACES DA ESCOLA NO GT6
Keywords:
Escola pública, Diálogo, Educação popular, Contra-hegemoniaAbstract
Recuperamos, na esteira de trabalhos apresentados e publicados nos anais das edições 38, 39 e 40 das Reuniões Anuais da Anped, textos que abordam a escola, a educação popular, seus cenários e personagens, na periferia e no campo. Textos que observam a escola que temos e que enunciam pesquisas e propostas para a aquisição e partilha de conhecimentos de forma mais horizontalizada e dialógica. São olhos e olhares para o passado com vistas ao futuro, que na presente proposta de texto somos levados a pensá-los em paralelo às figuras mitológicas de Jano e Sankofa. Partindo do diálogo, passando pela compreensão da não-neutralidade das práticas, pela formação docente permanente, pelo trabalho constante com a diferença, e chegando à reflexão decolonial e contra-hegemônica, os debates presentes nos textos em questão pensam e abordam os limites e possibilidades atravessados pela escola, na tentativa de erigir uma escola mais democrática, humana e afeita à vida. O presente artigo partiu da revisão bibliográfica das publicações do GT6 nos três últimos encontros anuais (2017, 2019 e 2021), aplicando-se sobre eles filtros relativos à escola pública e à educação popular. Buscaram-se confluências, similaridades ou mesmo divergências que apontassem a emergência de um novo paradigma de educação, destoante do modelo hegemônico, afeito às virtudes de uma civilização orientada para o neoliberalismo, para a competitividade e para as necessidades do mercado. Indícios sugestivos nos levam a crer que assuntos caros à educação popular, como questões de gênero e localidade ganharam mais protagonismo, em momentos de forte ataque à escola pública e à educação progressista.References
AZEVEDO, Elder dos Santos. O contexto de pertencimento e participação de uma escola pública situada em uma comunidade rural: reflexões sobre seus impactos para o trabalho pedagógico e de pesquisa. Anais da 39ª Reunião Anual. Niterói: Anped, 2019.
CABRAL, Fabiola Barroso. Filosofia com Crianças e Adolescentes da Amazônia através de temas geradores. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. 1. Artes de Fazer. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
CORDEIRO, Dilcelene Quintanilha de Resende. Práticas avaliativas no cotidiano escolar: tecendo a luta contra a produção de não-existência. Anais da 39ª Reunião Anual. Niterói: Anped, 2019.
COSTA, Marisa Vorraber. Pesquisa-ação, pesquisa participativa e política cultural de identidade. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p. 91-116.
ESTEBAN, Maria Teresa. Exercícios de escuta: autoavaliação institucional e diálogo com crianças no cotidiano escolar. Anais da 38ª Reunião Anual. São Luís: Anped, 2017.
FABRICANTE, Bruna de Sousa. Saberes das infâncias populares: o prazer de conhecer o universo da alfabetização com as crianças. Anais da 39ª Reunião Anual. Niterói: Anped, 2019.
FERREIRA, Maria Geovana Melim; FRANÇA, Dalva Mendes de. A Educação Popular na formação de educadoras e educadores do MST/ES: tecidos de luta e resistência na perspectiva da agroecologia. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2011.
_________. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GARCIA, Regina Leite (org.) A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. São Paulo: Cortez, 2008.
GODOY, Luciana Cristina; SOUSA, Fabiana Rodrigues. Contribuições da educação popular para o fortalecimento da luta antiespecista. Anais da 38ª Reunião Anual. São Luís: Anped, 2017.
GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais. 2. ed. Tradução: Frederico Caroti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MACEDO, Nayara Alves; ALENCAR, Carolina Silva de. Por uma educação infantil pública como direito e resistência: uma abordagem descolonizadora em periferias urbanas. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.
MOREIRA, Renato Simões. “Tio, isso vale ponto?!” — Reflexões sobre histórias de táticas docentes e discentes sob o império da performatividade. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.
MOTTA, Flavia Miller Naethe; SOUZA, Ana Lucia Gomes de. A ideologia como uma das ideias-força que sustenta uma instituição. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.
MOURA, Maria das Graças Sousa Moreira. Refletindo sobre uma experiência com escolas radiofônicas: contribuições da educação popular. Anais da 38ª Reunião Anual. São Luís: Anped, 2017.
OLIVEIRA, Carlos Cesar de. Ana, Zé e eu: refletindo sobre o “nós” e os “nós” da educação a partir de experiências na escola no campo. Anais da 39ª Reunião Anual. Niterói: Anped, 2019.
RAMOS, Graciliano. Viventes das Alagoas: quadros e costumes do Nordeste. 4. ed. São Paulo: Martins, 1972.
SANTOS, Margarida dos. O que ainda precisamos aprender para ensinar crianças das classes populares. Anais da 39ª Reunião Anual. Niterói: Anped, 2019.
SIMON, Everton Luís; VERGUTZ, Cristina Luisa Bencke. “Eu posso e todas as mulheres podem”: educação, trabalho e alimentação nas experiências pedagógicas de uma escola família agrícola. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.
SILVA, Iara Rodrigues da; MENDES JÚNIOR, José Ferreira. Educação do Campo e a materialidade de uma educação transformadora na escola família agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo — EFABIP. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.
SOUZA, Tiago Zanquêta; NOVAIS, Gercina Santana. A resistência propositiva popular nos contextos escolares e não escolares. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.
STUCCHI, Mariza de Fátima Pavan; SOUSA, Fabiana Rodrigues. Sistematização de experiência e assembleia de classe: aproximações entre o pensamento de Paulo Freire e Jean Piaget. Anais da 39ª Reunião Anual. Niterói: Anped, 2019.
TOLEDO, Vanessa Lemos de. Assédio Sexual na escola: possíveis contribuições da Educação Popular. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.
TORQUATO, Maria Socorro Alves. Educação em Direitos Humanos: uma nova abordagem. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.
VERGUTZ, Cristina Luisa Bencke; CORRÊA, Aline Mesquita; MORETTI, Cheron Zanini. Silêncios e vozes das mulheres na pedagogia da alternância: problematizações a partir do “nó-histórico” e da “do-discência”. Anais da 40ª Reunião Anual. Belém: Anped, 2021.
WALSH, Catherine. Entretejiendo lo pedagógico y lo decolonial: luchas, caminos y siembras de reflexión-acción para resistir, (re)existir y (re)vivir. Ohio: Alter/nativas, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.