EDUCAÇÃO POPULAR COMO PROPOSTA POLÍTICA PEDAGÓGICA PARA A EDUÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MACAPÁ-AP
Keywords:
Educação Popular. Proposta Política Pedagógica. EJA. Amapá.Abstract
O presente artigo tem por objetivo analisar a proposta política e pedagógica da Escola Estadual de Educação Popular Professor Paulo Freire (EEEPPPF) localizada na cidade de Macapá, estado do Amapá, à luz de indicadores de uma educação popular na escola pública, intencionando com isso um confronto entre teoria e prática para se verificar em que medida a proposta implementada afina-se ou distancia-se do modelo educacional de educação popular, numa tentativa de se apontar avanços, limites e possibilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (pesquisa-ação), que se utilizou da pesquisa bibliográfica e documental, observação direta, questionário e entrevista semiestruturada como forma de investigação. A metodologia adotada priorizou o contato direto com os diversos segmentos que constituem a comunidade escolar, tais como: diretor, coordenação pedagógica, professores, funcionários e alunos. Os resultados apontam a implantação da EEEPPPF em Macapá-AP foi um processo piloto e inovador. Sua criação, contudo, careceu em grande parte de uma mais rigorosa ação política pela SEED para efetivá-la com o êxito, pois na época, muitos profissionais da SEED desconheciam a modalidade da EJA. Na atualidade um agravante para limitação da referida proposta pedagógica é o desconhecimento de grande parte de seu quadro de pessoal, especialmente no que se refere ao setor técnico-pedagógico, da filosofia/teoria/prática da Educação Popular no âmbito da escola pública e ainda, os preceitos da Educação Libertadora. Contudo, há méritos para alguns poucos, incansáveis educadores da escola que através de sua prática pedagógica, lutam pela efetivação e materialização de uma educação de qualidade baseada nos ensinamentos de Paulo Freire.
References
AMAPÁ. Secretaria de Estado da Educação (SEED). Projeto de implantação da EEEPPPF, Macapá-AP, 1996.
BRASIL. Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 dez. 1961.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 ago. 1971. Seção 1.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, dez. 1996.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000a.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação. São Paulo: UNESP, 2000b.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006.
FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 2008a.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008b.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 2013.
MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Líber Livro, 2006.
PAIVA, V. P. História da educação popular no Brasil. 6. ed. São Paulo: Loyola. 2003.
VALE, A. M. do. Educação popular na escola pública. São Paulo: Cortez, 2006.
VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 22. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.