EDUCAÇÃO POPULAR COMO PROPOSTA POLÍTICA PEDAGÓGICA PARA A EDUÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MACAPÁ-AP
Palavras-chave:
Educação Popular. Proposta Política Pedagógica. EJA. Amapá.Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a proposta política e pedagógica da Escola Estadual de Educação Popular Professor Paulo Freire (EEEPPPF) localizada na cidade de Macapá, estado do Amapá, à luz de indicadores de uma educação popular na escola pública, intencionando com isso um confronto entre teoria e prática para se verificar em que medida a proposta implementada afina-se ou distancia-se do modelo educacional de educação popular, numa tentativa de se apontar avanços, limites e possibilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (pesquisa-ação), que se utilizou da pesquisa bibliográfica e documental, observação direta, questionário e entrevista semiestruturada como forma de investigação. A metodologia adotada priorizou o contato direto com os diversos segmentos que constituem a comunidade escolar, tais como: diretor, coordenação pedagógica, professores, funcionários e alunos. Os resultados apontam a implantação da EEEPPPF em Macapá-AP foi um processo piloto e inovador. Sua criação, contudo, careceu em grande parte de uma mais rigorosa ação política pela SEED para efetivá-la com o êxito, pois na época, muitos profissionais da SEED desconheciam a modalidade da EJA. Na atualidade um agravante para limitação da referida proposta pedagógica é o desconhecimento de grande parte de seu quadro de pessoal, especialmente no que se refere ao setor técnico-pedagógico, da filosofia/teoria/prática da Educação Popular no âmbito da escola pública e ainda, os preceitos da Educação Libertadora. Contudo, há méritos para alguns poucos, incansáveis educadores da escola que através de sua prática pedagógica, lutam pela efetivação e materialização de uma educação de qualidade baseada nos ensinamentos de Paulo Freire.
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