FILOSOFIA E VISÃO DE MUNDO: CONTRIBUIÇÕES DE MESTRE ECKHART PARA A FORMAÇÃO HUMANA
Keywords:
Filosofia, Visão de Mundo, Mestre Eckhart, Formação Humana.Abstract
Neste artigo, tomamos como referência as reflexões de Mestre Eckhart acerca da Mística, suas visões de mundo sobre o Ser humano e modos de enfrentamentos dos fundamentalismos e radicalismos sociais, educacionais e religiosos, a partir de uma determinada época. Eckhart foi um religioso da Ordem dos Pregadores, popularmente conhecida como Dominicanos, que expressou sua relação profunda com as questões comuns da vida a partir de sua experiência pessoal com o divino. Essas suas reflexões foram alvos de diversas incompreensões fundamentalistas, o que resultou em um processo inquisitório que, mesmo após a sua morte, condenou parte de seus escritos. Nosso objetivo é antes pedagógico, isto é, partimos dos desafios educacionais, e a partir deles, questionarmos: o que a Educação pode aprender dos estímulos da mística? No aspecto específico, pretendemos tematizar uma certa noção de integralidade humana à luz de uma sociedade que se mostra, cada vez mais, intolerante, desumana, superficial e alienadora da própria condição humana. Segundo, pontuar algumas vias e possibilidades dos caminhos da formação humana e, por fim, tecer um diálogo entre Educação e Espiritualidade. Do ponto de vista metodológico, propomos uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de caráter hermenêutico, por entendermos que seus pressupostos apontam para a relação entre o autor e a realidade e seu caminho de ressignificação pedagógica. Enfim, chamar atenção para outros possíveis modos de se pensar os nexos entre Visão de Mundo e Formação humana, buscando ressaltar a importância da Filosofia como prática reflexiva sobre e na Educação. Com isso, buscaremos apresenta-la como um processo possível de ressignificar os processos educacionais que negligenciam a integralidade da pessoa humana, pois ela é capaz de inserir o humano em um profundo processo de autoconhecimento.
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