Como ensinar filosofia?: uma proposta platônica // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.3

Autor/innen

  • Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Abstract

Como se ensina filosofia? Pergunta preciosa que abre precedentes para um longo e árduo caminho. Para isso não há resposta pronta, não está escrito e nem determinado, mas é preciso percorrer todo o caminho, pois a própria pergunta “Pode a filosofia ser ensinada?” já é uma pergunta filosófica e respondê-la significa entrar nos meandros da filosofia e em que consiste uma educação filosófica. A tentativa de responder à questão, deixa outra questão no ar: Existe tal arte de ensinar? Se ela existe, então também existe seu artífice e seu objeto. Como diz Platão em A República, “cada arte foi feita para procurar e fornecer a cada um o que lhe convém por natureza”. (341d). Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. Se a filosofia é uma arte ensinável, então é preciso verificar a existência de tal mestre para ensiná-la. A dialética tem um papel de, através de seus cortes, encontrar a verdade a ser proferida no discurso da alma. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o ensino, seu instrumento e seu objeto a partir do pensamento da Antiguidade grega, mais especificamente, da obra de Platão e de suas implicações sobre o ensino de filosofia. Palavras-chave: Platão. Educação filosófica. Dialética. Discurso amoroso. Phármakon.

Autor/innen-Biografie

Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGLM/UFRJ - 2017), mestrado pelo PPGLM/UFRJ (2011), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Bacharelado e Licenciatura - 2010) e graduação em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso (2006). Tem experiência nas áreas de Filosofia com ênfase em Filosofia Antiga, Filosofia Política e Metafísica. Atualmente é professor efetivo de filosofia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Veröffentlicht

2018-12-26

Zitationsvorschlag

Menezes, L. M. B. da R. (2018). Como ensinar filosofia?: uma proposta platônica // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.3. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(3), 477–491. Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6367

Ausgabe

Rubrik

Artigos