Inclusão sociodigial: a implantação do Proinfo em Minas Gerais // Sociodigital inclusion: implementation Proinfo in Minas Gerais

Autor/innen

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG
  • Ademir José Santos CEFET-MG
  • José Wilson Costa PUC-MG

Abstract

Na sociedade da informação as Tecnologias da Informação e do Conhecimento (TICs) podem contribuir para o aumento da distância social entre quem detém as informações e o domínio das tecnologias e, aqueles que estão a margem da sociedade tecnológica que são considerados os excluídos digitais, revelando a exclusão sociodigital. Por conseguinte, a eliminação da exclusão social encontra-se conectada a inclusão digital. Portanto, a importância dos programas de inclusão sociodigital, destacando-se o Programa Nacional de Tecnologias na Educação (Proinfo), enquanto política pública para a inclusão sociodigital, que foi implantado em 1997 pelo governo federal em âmbito nacional, por meio da parceira União/Estado/Municípios. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi investigar a implantação do Proinfo em Minas Gerais, especificamente na região metropolitana de Belo Horizonte onde estão localizados seis Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs/NTMs), os quais têm a função de promover as capacitações dos agentes educacionais. Para tal, foi escolhida como metodologia a pesquisa descritiva tendo como estratégias adotadas as pesquisas bibliográfica e documental. Concluiu-se que mesmo enfrentando vários problemas, a capacitação dos agentes educacionais vem sendo realizada em todos os Núcleos Tecnológicos Educacionais, através de cursos sugeridos pelo Proinfo, que disponibiliza os materiais didáticos através da Secretaria de Educação Básica. São ofertadas, também, oficinas de curta duração sobre o uso de softwares na educação. Assim, a implantação do Proinfo em Minas Gerais constitui-se de um elemento gerador de mudanças educacionais e sociais, promotor da inclusão sociodigital, podendo ser considerada uma política pública inovadora, que tem nos NTEs e NTMs a sua garantia de desenvolvimento e execução.

Palavras-chave: Inclusão sociodigital. Proinfo. Capacitação de agentes educacionais.

Autor/innen-Biografien

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Possui Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987). Atualmente é diretora administrativa financeira da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e sub coordenadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, educação, ensino-aprendizagem e políticas educacionais e educação tecnológica.

Ademir José Santos, CEFET-MG

Mestre em Educação Tecnologia pelo CEFET-MG. Professor da Educação Básica na rede pública estadual de Minas Gerais e na rede pública municipal de Contagem.

José Wilson Costa, PUC-MG

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Educação e professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Ensino Técnico e Profissional do CEFETMG.Tem experiência na área de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: programação de computadores, ambientes de aprendizagem, software educativo, ensino/aprendizagem, educação e ambientes virtuais, educação a distância.

Veröffentlicht

2015-03-24

Zitationsvorschlag

Grossi, M. G. R., Santos, A. J., & Costa, J. W. (2015). Inclusão sociodigial: a implantação do Proinfo em Minas Gerais // Sociodigital inclusion: implementation Proinfo in Minas Gerais. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(2), 175–201. Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2441

Ausgabe

Rubrik

Artigos