O monumental prédio do Jardim da Infância anexo à Escola Normal de São Paulo: demolição de um emblema da República (São Paulo, 1896-1939) / The monumental Building of the Kindergarten annex to the Normal School of São Paulo: demolition of an Republic emblem (São Paulo, 1896-1939)

Autores

  • Mirian Jorge Warde UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO http://orcid.org/0000-0002-1119-6729
  • Sandra Aparecida Melro Salim Possui graduação em licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco (1992), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Camilo Castelo Branco (1986), possui Especialização em Docência do Ensino Superior (2012) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e Especialização em Gestão da Formação em Educação Infantil (2014) no Instituto Vera Cruz - São Paulo. Atualmente é aluna de Mestrado pela UNIFESP. Atuou como Formadora de Professores, Diretores e Supervisores da Secretaria Municipal de Educação - Diretoria Regional da Penha - Diretoria Pedagógica - segmento da Educação Infantil e permanece como Coordenadora Pedagógica no CEI Santa Bárbara. http://orcid.org/0000-0002-6395-4595

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020046

Resumo

Este artigo analisa a trajetória do Jardim da Infância da Escola Normal de São Paulo idealizada por republicanos paulistas que tinha como projeto a organização e modernização da instrução pública do estado em fins do século XIX. Mesmo fazendo parte do complexo construído para atender a educação do povo, o prédio idealizado para o Jardim da Infância não resistiu às pressões políticas e econômicas, e foi demolido em 1939.  As razões da demolição deste prédio que pôs por terra a estrutura física e administrativa da instituição, que teria perdido relevância na história de sua constituição serão apontadas bem como os valores defendidos e praticados que indicavam a suntuosa arquitetura pensada para esta instituição. Razões que levaram ao desmonte dessa escola na década de 1930, com as possíveis consonâncias e dissonâncias entre as autoridades políticas estão indicadas e analisadas. As transformações urbanas e sociais a partir da Proclamação da República aceleraram o crescimento econômico o qual se traduziu em mais capacidade de investimento para a cidade e ajudou a consolidar o desejo da nova elite de produzir um novo espaço urbano para viver. A modernização da cidade acompanhou essa visão. O palco da nova vida devia ser moderno, confortável e bonito. Seduzido pela propaganda oficial estadonovista e fascinado pelas mensagens de progresso, o povo – sem perceber – aplaudiu a agonia da República e saiu às ruas para venerar Getúlio, pai dos pobres. As constantes reformulações do ensino, as transformações urbanísticas e verticalização da cidade possibilitaram a Prestes Maia dar prosseguimento ao seu Plano de Avenidas e ruir com o prédio original e monumental dessa instituição escolar pública de atendimento a primeira infância.

       

Biografia do Autor

Mirian Jorge Warde, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela PUC-SP (1976) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela mesma Instituição (1984). Realizou estágio pós-doutoral na Columbia University (2001-2002). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973-2006). As pesquisas recentes incidem sobre a História da Educação no Brasil e nos Estados Unidos; Líder do grupo de pesquisa: História da educação-intelectuais, instituições, impressos. Vice-líder do grupo de estudos e pesquisa; Infância, Cultura e História (GEPICH). Membro da Associação Nacional de História (ANPUH), da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), da History of Education Society (HES), da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE); pesquisador sênior do CNPq. Professor visitante da UNIFESP-campus de Guarulhos onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, orientação junto ao Programa de Pós-graduação em Educação e organiza eventos científicos que se destinam à comunidade acadêmica e escolar desde 2013. Na UNIFESP já orientou quatro mestres e orienta atualmente quatro mestrandos e um doutorando.       

Sandra Aparecida Melro Salim, Possui graduação em licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco (1992), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Camilo Castelo Branco (1986), possui Especialização em Docência do Ensino Superior (2012) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e Especialização em Gestão da Formação em Educação Infantil (2014) no Instituto Vera Cruz - São Paulo. Atualmente é aluna de Mestrado pela UNIFESP. Atuou como Formadora de Professores, Diretores e Supervisores da Secretaria Municipal de Educação - Diretoria Regional da Penha - Diretoria Pedagógica - segmento da Educação Infantil e permanece como Coordenadora Pedagógica no CEI Santa Bárbara.

    

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Publicado

2021-02-24

Como Citar

Warde, M. J., & Salim, S. A. M. (2021). O monumental prédio do Jardim da Infância anexo à Escola Normal de São Paulo: demolição de um emblema da República (São Paulo, 1896-1939) / The monumental Building of the Kindergarten annex to the Normal School of São Paulo: demolition of an Republic emblem (São Paulo, 1896-1939). CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, 111–134. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020046

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.