A SAPIÊNCIA, A FILOSOFIA E A CIÊNCIA: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A CONCEPÇÃO EDUCATIVA DE HUGO DE SÃO VÍTOR (1096-1141)

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Idade Média, Hugo de São Vítor, Didascalicon,

Resumo

Neste artigo, ponderamos sobre a concepção educativa de Hugo de São Vítor exposta em sua obra pedagógica Didascalicon de Studio Legendi e temos como objetivo compreender o uso da leitura como meio de desenvolvimento do intelecto humano. Situados em um período de mudanças importantes para o ocidente medieval, os escritos do autor indicam, aos seus discípulos, os elementos fundamentais para se conquistar o bom estudo. Baseando-nos no conceito de longa duração, examinamos, neste trabalho, alguns aspectos educacionais-sociais importantes para a formação humana contemporânea, já que a História Social nos faz compreender que presente e passado se interligam por meio de características que nos tornam humanos: a memória e os comportamentos que geram civilidade. Em nossa análise do texto, observamos que a Sapientia é considerada, para o autor, como a meta principal da jornada de um estudante e, para ser possível alcançá-la, é necessário que se faça o uso adequado da Filosofia e da Ciência. Essas, por sua vez, quando amparadas pela memória, poderiam proporcionar redução do embrutecimento existente na sociedade e exercitar a amizade do ser humano com seu Criador. A escolha de um bom método de estudo e o uso da vontade também marcam esta concepção educativa medieval, que se destacou por promover a transição do modo de leitura monástico para o escolástico. Didascalicon também é conhecido como um texto que transcendeu a cópia de conteúdo –– prática comum à época –– no qual seu autor expressa, de forma escrita, suas ideias (embebidas de influências agostinianas), e que busca instruir àqueles que procuram o caminho para alcançar a Sapientia –– na qual habita a forma do bem perfeito.

Biografia do Autor

Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). 
Integra o Grupo de Pesquisas em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC, da UNESPAR - Campus Paranavaí, e o Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade - GTSEAM/UEM.
Professora da Rede Municipal de Paranavaí-PR desde 2012.

Conceição Solange Bution Perin, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí-PR.

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Estágio na Universidade de Salamanca - ES. Professora do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR, UNESPAR/ Campus de Paranavaí. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM (PPE-UEM). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC.

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

Gontijo de Oliveira Bonetti, C. P., Perin, C. S. B., & Perin, C. S. B. (2023). A SAPIÊNCIA, A FILOSOFIA E A CIÊNCIA: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A CONCEPÇÃO EDUCATIVA DE HUGO DE SÃO VÍTOR (1096-1141). CONJECTURA: Filosofia E educação, 28, e023004. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9250

Edição

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Artigos