O cotidiano das crianças italianas do lado de lá e de cá do oceano Atlântico: algumas considerações sobre a infância entre fins do século XIX e início do século XX / The children’s daily life in the both sides of the Atlantic ocean: considerations about childhood between the end of the 19th century and the early 20th century

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020045

Resumo

Condições objetivas favoreceram a emigração, determinadas e muitas vezes acompanhadas de um conjunto bastante complexo de transformações que ocorriam na Europa. As crianças compuseram um grupo social que sozinhas, acompanhadas por adultos ou juntamente com seus pais, saíram da Península Itálica, na maioria das vezes, em meio à fome e à miséria. O presente texto tem por objetivo investigar o cotidiano marcado pelo trabalho vivido pelas crianças italianas, sobretudo, das camadas menos favorecidas, desde antes do embarque até a chegada em São Paulo, entre as décadas finais do século XIX e o início do século XX. Ancorado nos referenciais da História Cultural e na História da Infância e tendo a análise documental como procedimento adotado, o presente texto tem como fontes jornais, relatórios consulares, anuários da instrução pública e publicações. Tomando a História da Infância como sendo a história da sociedade, da cultura, dos adultos com relação à criança buscou-se investigar a infância a partir do contexto histórico e social, ainda que existam permanências ao longo do tempo e em diferentes lugares quanto à garantia de direitos e proteção. As fontes estudadas apontam que com o passar dos anos, ao menos uma parte das crianças italianas ou ítalo-descendentes começaram a frequentar a escola, o que pode indicar um ingresso mais tardio ou menos precoce no mundo do trabalho, ou ainda, que para muitas crianças o tempo tenha passado a ser ocupado simultaneamente pelas atividades da escola e do trabalho. A história das crianças imigrantes italianas se assemelha à história das crianças nascidas no Brasil, uma história marcada pela privação, abandono, fome e exploração da mão de obra infantil.

   

Biografia do Autor

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Associado II da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia, na área de Educação Infantil. Chefe do Departamento de educação (2012- 2015) Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos financiados pelo CNPq e pela FAPESP. Tem experiência na docência e gestão da educação infantil, ensino fundamental e superior. Desde abril de 2011 é Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação(ANPEd). Integra a rede transnacional TRANSFOPRESS (França-Brasil) ÁREAS DE PESQUISA: História da Educação: escolas étnicas italianas; história da infância, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância; historia da leitura e do livro no Brasil; história da imprensa GRUPOS DE PESQUISA: Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH ; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa ?História da Educação, Imigração e Memoria - GRUPHEIM; membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa-  TRANSFOPRESS BRASIL- Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação: intelectuais, instituições, impressos.    

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Publicado

2021-02-24

Como Citar

Panizzolo, C. (2021). O cotidiano das crianças italianas do lado de lá e de cá do oceano Atlântico: algumas considerações sobre a infância entre fins do século XIX e início do século XX / The children’s daily life in the both sides of the Atlantic ocean: considerations about childhood between the end of the 19th century and the early 20th century. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, 135–155. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020045

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.